Porque ouvir sua voz gravada é ruim?

-por , em 11/03 -
Porque ouvir sua voz gravada é ruim?

Eu detesto minha voz gravada, seja no celular, em secretária eletrônica, vídeo, qualquer coisa. Sempre acho que pareço mais retardada do que o normal, kkkk. Você já passou por isso? Ouvir sua voz gravada e no primeiro segundo, ter uma vontade louca de cair na gargalhada ou então sair correndo? Aí você olha para todo mundo, vê que estão todos ouvindo normalmente e pensar: “gente, sério que não tem ninguém reparando que minha voz é a coisa mais esquisita do planeta?”. Sinto lhes informar que não minha gente, só se sua voz fosse estranha na vida real que as pessoas reparariam, mas no normal, sua voz é simplesmente aquela ali e pronto.

Uma pesquisa da BHPhotovideo fala exatamente sobre isso. Você ouviu sua voz a vida inteira e deveria saber exatamente como ela é. Até o dia que você dá uma entrevista e corre para casa para se ver na televisão. Ou sintoniza na estação de rádio e fica com um minuto de raiva achando que substituíram você por uma pessoa que falou exatamente as mesmas palavras. Você acha que conhece a verdade sobre a sua voz até o momento que fica com dó de todas as pessoas que estão a sua volta e cogita seriamente a possibilidade de fazer um voto de silêncio.

“Desde quando minha voz é tão aguda? Eu realmente soo assim para os outros?” são perguntas que costumam vagar em gravidade zero pela sua cabeça. Mas sim: você soa assim. Esse é o verdadeiro som da sua voz. Então por que ouvir sua voz gravada é tão estranho?

voz horrível

A resposta: A resposta para esse verdadeiro mistério do dia a dia corresponde diretamente aos diferentes caminhos que o som leva para chegar ao ouvido interno. A maioria do som é ouvido como vibrações que viajam através do ar até chegarem aos nossos ouvidos. Quando você fala, essas vibrações viajam até lá não só a partir do ar, mas também através dos ossos da cabeça, como o maxilar. Então, a maneira como você percebe a sua própria voz é uma combinação dessas duas vias, que, graças às ressonâncias da sua cabeça, é muitas vezes mais profunda do que uma gravação.

E quando você ouve a sua voz gravada, em sua mensagem de correio de voz ou em uma entrevista, você está ouvindo a sua voz apenas a partir de vibrações que viajam através do ar. Daí a diferença.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você