Temos recebidos muitos e-mails de empresas e instituições que apoiam a causa do Outubro Rosa e, paralelo a isso, temos acompanhado muitos comentários e posts em redes sociais sobre o tema. Sabe o que me chamou mais atenção? Tem muita gente que não faz ideia do que a campanha significa e, como boa mídia que somos, achamos justo compartilhar com os “menos curiosos por informação” tudo sobre esse acontecimento anual que, hoje em dia, movimenta o mundo inteiro em uma causa bem bonita. Para começar a história, você sabe o que é o Outubro Rosa?

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado no mundo inteiro e remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (nos EUA) de prevenção do câncer de mama.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente em locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda com sobreviventes à luta contra o câncer de mama, partidas de boliche e muitos outros.

outubro rosa explicação

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa muito nobre. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo – SP. No dia 02 de outubro de 2002, quando foi comemorado 70 anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que, com o apoio de uma conceituada empresa européia, encabeçaram a ação.

Em outubro de 2009, as ações relativas ao Outubro Rosa, no Brasil, se multiplicaram e, novamente, todas as entidades relacionadas ao câncer de mama aqui do país e empresas se uniram para expandir a campanha. Com uma visão estratégica do Instituto Neo Mama, várias cidades de norte a sul do Brasil, receberam a luz rosa em seus monumentos principais. Nesse período, ocorrem também, ao redor do Brasil, diversos mutirões de mamografias, realizados pelo governo, bem como eventos públicos de conscientização e festa entre mulheres!

Achamos de grande valia esse tipo de ação aqui em nosso país, tão preso à preconceitos e tradições sem muito fundamento. As mulheres merecem receber apoio e instrução sobre sua saúde (bem como os homens, claro), mas, como as mulheres menos favorecidas de informação passam pelos mesmos processos de informação que as demais mulheres, é importante levar até elas, as dicas e os cuidados principais para viver muito, bem e feliz com seus familiares. Vamos apoiar a causa do Outubro Rosa e incentivar que, cada vez mais mulheres, busquem ajuda e apoio médico para prevenir o câncer de mama! Beijos e comente aqui se conhece alguma coisa legal sobre o Outubro Rosa!

Compartilhe: