O outro lado da linha do Telemarketing!

O outro lado da linha do Telemarketing!

Eu estava de bobeira, e tava fuçando o blog do coxinha. Coisas antigas, vídeos, posts… E achei um vídeo dos chefes falando sobre tele atendimento, ou mais conhecido como TELEMARKETING. Isso me fez pensar, porque já trabalhei nesse ramo e vivi o outro lado da linha.

A primeira coisa que tenho a dizer é que muita coisa, MUITA COISA MESMO depende daqueles atendentes infernais. Inclusive sua vida. Saiba que muitos dos atendimentos telefônicos de emergência, inclusive o SAMU, são prestados por terceirizadas. Então você sofre um acidente, liga pro SAMU, e PIMBA! Tá aquela vozinha te pedindo telefone de contato e um ponto de referência do endereço. Você vai trata-la mal?

Posso falar por experiência que muitas das solicitações feitas por telefone não são cumpridas porque quem solicitou não foi simplesmente… educado. Um “Bom dia!” ou “Por gentileza…” muda tudo. Lembrando que aquela pessoa tem uma quantidade de informações sigilosas na tela, e sim são informações suas e da sua família. E nem todo mundo segue as diretrizes de segurança da informação. Imagine o que pode acontecer com seu CPF, RG, endereço.

O que quero dizer com isso tudo é que o mundo ficaria muito melhor, e isso não vale apenas para o tele atendimento se as pessoas fossem mais educadas. Com certeza, alguém pensará: “Mas eu ligo e é o atendente que é mal educado, não eu!”. Concordo. Só que entra no bolo agora um outro fator para o telemarketing ser tão horrível: as empresas. 99% do atendimento telefônico neste país é feito por terceirizadas. Isso significa que as vezes a pessoa que te atende teve um treinamento de uma semana sobre aquele produto ou serviço que ela nunca viu na vida, e aí jogaram ela na frente do computador,  eram um headset e mandaram atender.

Some a isso o fato dela receber um salário que não é o mínimo (na grande maioria das empresas) e ainda receber descontos em folha gigantescos. Coloque uma pitada de cansaço e raiva, porque numa jornada de seis horas, não se tem uma hora de almoço mais outras pausas. Quase todos tem o seguinte esquema: uma pausa de DEZ MINUTOS, uma de VINTE para lanche e outra de DEZ para finalizar. São CINCO HORAS E VINTE escutando reclamação atrás de reclamação. Nessa brincadeira, tem muito ser humano que surta. E eu já vi gente chorando, surtando, sofrendo ataque de pânico…

Ah, já ia me esquecendo: tem muito empresário ganancioso, que para aumentar a taxa de lucro, obriga os funcionários trabalharem SEIS HORAS E VINTE MINUTOS, o que aumenta o tempo de atendimento em óbvios vinte minutos. E isso é ilegal. Como são ilegais empresas em que não permitem que o funcionário vá ao banheiro (ou limite o tempo do funcionário lá), empresas sem ar-condicionado, sem água, que cobram por uniforme, que não dão alimentação, entre outras coisas. A lista é longa, muito longa. Nesse bolo que eu te falei, o serviço em geral fica péssimo, horrível, como nosso adorável casal do blog citou no vídeo.

Acho que o cliente final cobrando cada vez mais qualidade, o sindicato da classe atuando junto e TODAS as partes tendo bom senso e educação, com certeza as coisas vão melhorar. Lembrando que o tele atendimento vai durar muito tempo ainda. Os serviços solicitados pela internet aumentam, mas tenta reclamar da sua conta alta de telefone ou informar que está sem água em casa. Você terá que recorrer ao telefone.

O telemarketing é um ramo muitíssimo mal aproveitado. Conheço empresas que investiram em seus call -centers, pagam bem, se organizaram, deram treinamento, procuraram oferecer boas condições. E não são empresas pequenas. O resultado obtido? Clientes satisfeitos, números de reclamações cada vez menores e lucro. Por quê?! Porque o cliente final quer ser bem tratado, e pagar um preço justo pelo serviço ou produto que comprou. E só. Se você como empresa descumpre isso, seja não dando uma garantia ou atendendo mal seus clientes quando eles te ligam no 0800, você será mal visto. E choverá reclamações.

Aqui é Jefferson Montenegro, falando do outro lado da linha. Até a próxima minha gente.

Jefferson Montenegro
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Jefferson Montenegro

Orgulhoso de ser barbudo,flamenguista e baterista. Louco para voltar a morar na Lapa, adoro escrever! E contar histórias! Depois dê uma passeada pelo site e uma passadinha no "sobre nós", lá você encontrará meus outros textos e participações aqui na Coxinha Nerd! Bom divertimento!

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