Indicados ao #Oscar2016 – Roteiro original e adaptado!

-por , em 25/02 -
Indicados ao #Oscar2016 – Roteiro original e adaptado!

Continuando o Plantão Coxinha Nerd do Oscar 2016 com uma das categorias que me dá mais agonia na premiação: roteiro original e adaptado. Fico bem angustiada com a quantidade de história maravilhosa que é levada para o cinema do mundo todo, através das mãos de preciosidades de Hollywood (e do restante dos lugares que produzem bons filmes). Acho que todos os roteiristas já deveriam ganhar um prêmio da Academia do Oscar assim que terminasse de escrever um filme, porque é uma ralação escrever uma coisa assim – essa galera merece demais!

Para deixar vocês super por dentro do que está rolando de indicações e favoritos, estamos fazendo uma série de posts – já fizemos sobre os atores e atrizes coadjuvantes, as animações indicadas, sobre os filmes indicados ao prêmio principal, sobre as grandes estrelas – as atrizes indicadas e sobre os grandes astros – os atores indicados – também! Clique nos links para ler tudinho! Nos próximos dias, teremos mais posts indicando as categorias técnicas, os documentários, tudinho! Então fiquem ligados aqui no blog que todo dia tem novidade!

Vamos começar então pela lista de indicados ao prêmio de roteiro adaptado:

NICK HORNBY – Brooklyn (Brooklyn)

Adaptação do livro “Brooklyn” de Colm Tóibín. O roteiro é assinado por Nick Hornby.

Sobre o filme: A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No ínicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever.

Nick Hornby já recebeu duas indicação ao Oscar por Educação e por Brooklyn.

CAROL OSCAR 2016

PHYLLIS NAGY – Carol (Carol)

Adaptação do livro Carol (ou O Preço do Sal) de Patricia Highsmith. O roteiro é assinado por Phyllis Nagy.​

Sobre o filme: A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

Essa é a primeira indicação de Phyllis ao Oscar.

A GRANDE APOSTA OSCAR 2016

CHARLES RANDOLPH & ADAM MCKAY – A Grande Aposta (The Big Short)

Adaptação do livro “O Jogo da Mentira” de Michael Lewis. O roteiro é assinado por Charles Randolph e Adam McKay.

Sobre o filme: Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso.

Essa é a primeira indicação de Charles e de Adam ao Oscar.

O QUARTO DE JACK OSCAR 2016

EMMA DONOGHUE – O Quarto de Jack (Room)

Adaptação do livro “O Quarto de Jack”​ de Emma Donoghue. O roteiro é assinado por Emma Donoghue.

Sobre o filme: Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade.

Essa é a primeira indicação de Emma ao Oscar.

PERDIDO EM MARTE OSCAR 2016

DREW GODDARD – Perdido em Marte (The Martian)

Adaptação do livro “Perdido em Marte” de Andy Weir. O roteiro é assinado por Drew Goddard.

Sobre o filme: O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no misterioso planeta com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.

Essa é a primeira indicação de Drew ao Oscar.

Agora vamos aos indicados ao prêmio de melhor roteiro original!

EX MACHINA OSCAR 2016

ALEX GARLAND – Ex-Machina: Instinto Artificial (Ex Machina)

Roteiro assinado por Alex Garland​.

Sobre o filme: Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que inguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

Essa é a primeira indicação de Alex ao Oscar.

STRAIGHT OUTTA OSCAR 2016

ANDREA BERLOFF, JONATHAN HERMAN, S. LEIGH SAVIDGE E ALAN WENKUS – Straight Outta Comption – A História do NWA

Roteiro assinado por Jonathan Herman e Andrea Berloff; História de Leigh Savidge & Alan Wenkus e Andrea Berloff​.

Sobre o filme: Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap.

Essa é a primeira indicação de todos os roteiristas do filme ao Oscar.

SPOTLIGHT OSCAR 2016

JOSH SINGER & TOM MCCARTHY – Spotlight: Segredos Revelados (Spotlight)

Roteiro assinado por​ Josh Singer & Tom McCarthy.

Sobre o filme: Baseado em uma história real, o drama mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

Essa é a primeira indicação de Josh ao Oscar, mas a segunda de Tom, ele já havia sido indicado por Amor Sem Escalas.

DIVERTIDA MENTE OSCAR 2016

PETE DOCTER, MEG LEFAUVE, JOSH COOLEY E RONNIE DEL CARMEN – Divertida Mente (Inside Out)

Roteiro assinado por Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley; História original de Pete Docter, Ronnie del Carmen.​

Sobre o filme: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Pete tem quatro indicações ao Oscar por Toy Story, Wall-E, Up Altas Aventuras e Divertidamente. Essa é a primeira indicação de Meg , Josh e Ronnie.

PONTE DOS ESPIOES OSCAR 2016

MATT CHARMAN, ETHAN COEN & JOEL COEN – Ponte dos Espiões (Bridge of Spies)

Roteiro assinado por Matt Charman e Ethan Coen & Joel Coen​​.

Sobre o filme: Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos.

Ethan e Joel já foram indicados três vezes ao Oscar por Fargo, Um homem sério e Ponte dos Espiões – ele levou a estatueta por Fargo. Essa é a primeira vez de Matt na indicação.

 

Quem você acha que leva? Comente aqui embaixo!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você