O blog TopTenz publicou uma lista de 10 argumentos que defendem a teoria de que o conhecido desenho “pré-histórico” Flintstones acontece no futuro e não no passado, como sempre imaginamos! Será que isso é verdade? Eles acham que os Flintstones são uma família de um futuro pós-apocalíptico e que, talvez, o desenho seja menos relacionado aos homens das cavernas e tenha mais ligação com o Planeta dos Macacos – está fundindo sua mente né? Calma que tudo vai se explicar aos pouquinhos! Eles listaram 10 argumentos que “justificam” a existência dessa teoria, leia tudo e depois me conte se você ficou convencido ou não, ok?

O TEMA DE ABERTURA: Provavelmente você já ouviu muito essa música durante a infância. Mas você já parou pra prestar atenção na letra? “Flintstones, meet the Flintstones, they’re the Modern Stone Age Family! From the town of Bedrock, they’re a page right out of history!” – Na própria abertura do desenho, não há nenhuma referência ao passado. Pelo contrário, a música diz que eles são uma família moderna da idade da pedra e que estão em uma página tirada da história. No mínimo intrigante, mas os fatos não terminam aqui… (Se não lembra da música, veja a abertura aqui na íntegra)

FILMES DE HORROR DOS ANOS 1950: O conceito de criaturas gigantescas sendo despertadas de sonos profundos foi um dos temas mais abordados durante a era das ficções científicas cinematográficas, os anos 1950. Muitos filmes apresentavam formigas gigantes, monstros do pântano, criaturas mitológicas e uma série de elementos que podem muito bem ter sido combinados na criação dos Flintstones. Eles não vivem em uma Idade da Pedra, eles aprenderam a aproveitar os recursos dos animais e da natureza para obter conforto e criar uma sociedade extremamente funcional. Talvez, depois de décadas à mercê de criaturas e monstros gigantes, os humanos tenham aprendido como se defender e tirar proveito da situação. Será???

FRED FLINTSTONE É UM HUMANO EVOLUÍDO: Ele não representa o passado, mas sim o ápice da evolução! O personagem, claramente, locomove-se de maneira ereta e também possui super-força e super-velocidade. Como podemos afirmar isso? Os carros, em Bedrock, se locomovem de maneira relativamente rápida, mas os veículos não são movidos por motores ou engrenagens complexas, e sim pela força humana. Outro ponto importante é que os personagens só possuem 4 dedos em cada mão. Provavelmente, o uso do dedo mínimo foi tornando-se cada vez menor e o membro foi se tornando um rastro vestigial dos antepassados até que finalmente deixou de existir nos humanos do futuro. O mesmo acontece com os pés, que são maiores e possuem apenas 3 dedos. IMPRESSIONADOS? Mas ainda não acabou…

FRED FLINTSTONES CAR

O DISPOSITIVO DO APOCALIPSE: O alienígena Grande Gazoo pode não ser um dos personagens mais populares da série, mas sua história é no mínimo intrigante. Gazoo foi banido de sua dimensão por ter inventado um botão que ao ser apertado destruiria todo o Universo. Como punição, o alienígena é mandado para a Terra. Gazoo sempre se refere aos humanos como seres menos evoluídos, mas isso não quer dizer que eles estejam no passado. Pode indicar apenas que o alienígena vem de uma dimensão ainda mais distante no futuro. Além disso, Gazoo participou de alguns episódios de Duck Dodgers, sendo que o desenho se passa no século 24!

OS SERES VIVOS NÃO SÃO HISTORICAMENTE CONTEMPORÂNEOS: Fred Flintstone tem dois animais de estimação, além dos que a família utiliza como utensílios domésticos. Um dinossauro e um tigre dente de sabre. Vale lembrar que humanos, dinossauros e grandes mamíferos jamais conviveram durante o mesmo período evolutivo. Sendo assim, faz sentido imaginar que tais animais foram trazidos à vida através de tecnologias futuristas e domesticados pelos seres humanos.

ANIMAIS FALAM E SÃO INTELIGENTES: No primeiro episódio do desenho, Dino é visto falando e é extremamente habilidoso em resolver diversos problemas. Na verdade, Dino mostra-se mais inteligente que Barney e Fred, mas no final do episódio, o dinossauro concorda em ir para casa e viver como um animal de estimação. Todos os animais no universo dos Flintstones são capazes de falar e raciocinar, mas eles desenvolveram uma relação de comensalismo com os humanos. Sendo assim, quando vemos animais auxiliando nos trabalhos domésticos servindo como aspiradores de pó ou trituradores de lixo, na verdade eles só estão tendo mais um duro dia de trabalho.

FLINTSTONES ANIMAIS

A RELAÇÃO ENTRE OS JETSONS, FLINTSTONES E MATRIX: No desenho dos Jetsons, vimos humanos e robôs convivendo em harmonia no espaço, isso porque Rose (e seus semelhante) ainda não haviam se rebelado. Assim como visto em Matrix, deve ter existido uma Guerra das Máquinas onde inteligências artificiais e robôs se voltaram contra humanos e acabaram se destruindo. No futuro, a civilização se reestruturou e aprimorou os animais através de engenharia genética para substituir os servos mecanizados.

TEN LITTLE FLINTSTONES: No episódio intitulado Ten Little Flintstones, vimos que uma raça alienígena criou um exército de androides de Fred Flintstones para tentar invadir a Terra. Os robôs só falam Yabba Dabba Doo, mas isso mostra que a civilização da Idade da Pedra Moderna já esteve em contato com seres extraterrestres e, de algum modo, conhece suas tecnologias.

10 little flintstones

A PREMISSA DE PLANETA DOS MACACOS: A história original de Planeta dos Macacos conta as aventuras de um casal que viaja pelo espaço, bem como mostra uma cidade dominada por macacos e repleta de veículos modernos e tecnologia avançada. Na verdade, o desenho Planeta dos Macacos é muito mais fiel ao livro do que o filme foi. Isso demonstra o quanto a história da tecnologia segue um caminho não-linear. Avanços tecnológicos e sociais são criados e depois são abandonados, para serem “reinventados” no futuro. Podemos ver isso acontecer até mesmo na nossa história. Os chineses foram os primeiros a criarem armas de pólvora, mas depois foram superados por um exército que aprimorou as armas que eles já não utilizavam mais. A evolução mostra como as coisas estão em constante transformação. Não seria de se surpreender se no episódio final dos Flintstones víssemos Fred agachado em frente às ruínas da Estátua da Liberdade.

O ENCONTRO ENTRE JETSONS E FLINTSTONES: Em um episódio dos Jetsons, Elroy constrói uma máquina do tempo para que sua família possa viajar até o Século 25. No entanto, eles acabam transportados para o universo dos Flintstones e logicamente percebem que a máquina apresentou um defeito e eles foram transportados para o passado. Mas, depois de analisar as teorias aqui listadas, será que foi isso mesmo que aconteceu ou eles realmente foram transportados para o Século 25? Só para reforçar ainda mais essa teoria, quando os Flintstones viajam para o Universo dos Jetsons, eles precisam posicionar a chave do tempo da máquina para “Passado”!

E aí? Qual a sua opinião sobre esses 10 argumentos e a teoria de que os Flintstones é o nosso futuro? Comente aqui o que achou disso! 🙂 Beijos!