Assista a Orquestra Jovem Paquetá em Niterói!

-por , em 07/09 -
Assista a Orquestra Jovem Paquetá em Niterói!

Eu adoro programas culturais gratuitos, aliás, quem não gosta? Faz com que a gente se sinta em um país que verdadeiramente se importa com a cultura e a educação de sua população. Claro que isso aqui não é um post partidário e sim de divulgação, mas não posso perder minha oportunidade de expressar o descontentamento com o investimento em cultura por aqui. Fazemos questão de divulgar quando surge alguma coisa tão incrível quanto essa apresentação gratuita da Orquestra Jovem Paquetá porque achamos que essa é a obrigação de qualquer mídia que atinja um público jovem e interessado, como o nosso! O Projeto Mobilidade Sonora sobre ao palco do Teatro Municipal de Niterói na próxima terça feira, dia 09/09, para mais uma apresentação da temporada. A Orquestra Jovem Paquetá, formada por crianças e adolescentes da ilha, vai conduzir o musical didático Roda de Amigos. A sessão começa as 14h30, com entrada gratuita e distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.

Iniciativa da Fetranspor Social, o Projeto Mobilidade Sonora chega à sua quarta edição. Desde 2011, ele promove concertos de música clássica e popular em espaços públicos do estado do Rio. As orquestras são oriundas de projetos sociais e foram convidadas a participar do Mobilidade Sonora em função do trabalho realizado no cenário musical e social. O projeto visa contribuir para a democratização da música, formar plateias e preservar a memória musical brasileira. Os concertos, com duração de 1h30, se destinam principalmente a alunos das redes públicas de ensino do Rio de Janeiro, mas também são abertos ao público em geral. Ao todo, serão realizadas 13 apresentações nesta temporada.

*NÃO CONHECE PAQUETÁ? VEJA AQUI COMO CHEGAR E PASSEAR PELA PEQUENA ILHA NO RIO DE JANEIRO!

INTERAÇÃO COM O PÚBLICO

O projeto Mobilidade Sonora tem o propósito de proporcionar a novos grupos musicais assumirem cada vez mais o seu protagonismo, por meio de uma ampla interatividade com a plateia e, de quebra, aguçar a sensibilidade dos jovens para a música clássica e popular, de forma lúdica e identificada com a sua realidade. Os concertos têm finalidade didática e, além de contextualizar a música, o compositor e sua época, nas apresentações são debatidos temas relacionados à cidadania, sustentabilidade, estilo de vida, entre outros. O conceito é mostrar que todos têm chances de alcançar seus sonhos.

Fique ligado que também terão apresentações em outros lugares. Para maiores informações, acesse o site oficial do Projeto Mobilidade Sonora, a página do Facebook, o site da Fetranspor e concorra a prêmios do concurso cultural Flash Musical, do projeto: O participante deverá enviar uma foto, que o remeta a uma música, informando o nome ou estrofe da canção que pensou no momento que tirou a foto! Clique aqui para participar!

Confira o calendário das próximas apresentações:

16/09/14 – terça-feira
A Cidade das Artes, antiga Cidade da Música – Teatro de Câmara
Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
SESSÕES: 10h às 11h30 / 13h30 às 15h
ORQUESTRA PROJETO SOM + EU

24/09/2014 – quarta-feira
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro – ISERJ
Rua Mariz e Barros, 273 – Maracanã – RJ
SESSÃO: 14h30 às 16h
ORQUESTRA FILARMONICA PROJETO VILLA LOBOS E AS CRIANÇAS

26/09/14 – sexta-feira
Arena Carioca Fernando Torres
Rua Bernardino de Andrade nº 200 – Parque Madureira
SESSÕES: 14h30 às 16h / 19h às 20h30
ORQUESTRA PROJETO VIOLÕES DO FORTE COPACABANA – DIURNO
ORQUESTRA DE SOPROS DA PROARTE – NOTURNA

30/09/14 – terça-feira
Teatro SESC Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá
SESSÕES: 10h30 às 12h / 14h30 às 16h
PIM – PROJETO DE INTEGRAÇÃO PELA MÚSICA

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você