A origem e os trolls de primeiro de abril

-por , em 01/04 -
A origem e os trolls de primeiro de abril

Hoje como de costume, é dia de aplicar aquelas velhas brincadeiras nos amigos, contar mentiras deslavadas e esperar, é claro, que ninguém acredite (afinal, quem ainda cai em pegadinha de 1º de abril?).

Mas pra começar a falar sobre o assunto, uma história rápida (e verdadeira) sobre a origem do Primeiro de abril. A versão mais aceita é de seu surgimento na França, onde o Ano Novo nos idos do século 14 era comemorado em março e se estendia até o início de abril. Após a adoção do calendário gregoriano, foi determinado que o feriado fosse comemorado no dia 1º de janeiro mas alguns ignoraram a nova ordem e continuaram comemorando no dia 1º de abril. Foi então que estas pessoas que resistiram à mudança do calendário passaram a ser ridicularizadas e sofriam bullying por isso como presentes estranhos e convites furados para festas fake. Pronto, nascia a tradição do troll de início de abril.

Hoje, apesar de bem manjado  – isso explica por exemplo, a reação de qualquer pessoa diante de uma notícia estapafúrdia quando a inevitável pergunta é “ué, é primeiro de abril?” – sempre tem alguém que deixa a criatividade aflorar e criar as maia bizarras mentiras. E o mais bizarro é que sempre tem quem acredita. Nesses quase 500 anos de pegadinhas do Mallandro, duas empresas adeptas da zoeira sem limite se especializaram na arte de comer palhacitos nesta data tão querida.

BBC

A principal emissora de rádio e TV da Inglaterra produz os maiores trolls de primeiro de abril desde os primórdios.

A mais clássica história vinda dos ingleses é de 1957. Na data foi exibido um documentário cujo tema era plantações de espaguete na Suíça. Era tão convincente que depois de ver imagens de lavradores nas supostas plantações, MILHARES de telespectadores entraram em contato pedindo para que a emissora lhes contasse mais sobre isso e os ajudassem a ter sua própria horta de macarrão em casa.

Depois disso, em 1965, a emissora entrevistou um cientista que dizia ter criado a Smellovision, que nada mais era que uma tecnologia capaz de captar o cheiro da TV  e para provar, cortou várias cebolas ao vivo. Relatos de pessoas aproximando o nariz da TV e depois entrando em contato com a BBC jurando que tinham sentido o cheirinho de cebola vindo do aparelho não faltaram.

Assim como não faltou gente que garante que flutuou no dia 1º de abril de 1976. O astrônomo Patrick Moore anunciou em um entrevista à rádio BBC que naquela manhã aconteceria um fenômeno raro que faria com que a gravidade na Terra perderia sua força e assim, as pessoas flutuariam. E as pessoas juraram que sim, elas flutuaram mesmo. Ok.

Em 1980, foi noticiado que o Big Ben, maior cartão postal e símbolo Londres passaria a ter um relógio digital ao invés do tradicionalíssimo relógio de ponteiros. A filial no Japão não contente, ainda informou que os quatro primeiros telespectadores que ligassem para a emissora ficariam com os históricos mas antiquados ponteiros. Sim, uma galera ligou lá pra ganhar.

Mas nada foi tão epic win quanto o vídeo sobre os pinguins voadores de 2008. As imagens mostram pinguins evoluídos aprenderam a voar para fugir mais rápido do inverno de Adelie rumo á Floresta Amazônica. Destaque para a apresentação do vídeo, a cargo de Terry Jones do Monty Python.

Google

Outro zoeiro do primeiro de abril é o Google. De emprego na Lua à caça de Pokémons no Maps de 2014 (sobre a qual falaremos mais depois e é sensacional), algumas ideias bizarras foram difundidas pela empresa e compradas por alguns internautas.

Google-Maps-Pokemon

Uma das primeiras brincadeiras consistia numa ferramenta de pesquisa através da leitura da mente. Era só mentalizar o que queria pesquisar e olhar fixamente em um círculo no site.

Em 2007, a home do Gmail foi alterada para anunciar o Gmail Paper que oferecia o serviço de impressão de qualquer email e com entrega em casa, gratuitamente. O Gmail também foi o serviço usado para outra pegadinha no ano seguinte, quando o serviço Gmail Custom Time prometia enviar qualquer email para qualquer lugar data no passado. Marty McFly curtiu isso.

Uma das brincadeiras mais legais aconteceu em 2011, na comemoração de “100 anos do You Tube” com os vídeos com mais visualizações em 1911 (!!!).

Cat 100

Fontes: Terra e Molho Inglês

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você