A Origem da Páscoa!

-por , em 15/04 -
A Origem da Páscoa!

Ao contrário do que se imagina, a Páscoa não teve a sua origem como festa cristã e sim como uma festa pagã que celebrava a chegada da Primavera (no Hesmisfério Norte). A festa era celebrada para homenagear a Deusa Ostera ou Esther (que deu origem a palavra Easter – Páscoa em Inglês). Ostera era uma Deusa que representava a Primavera e simbolizava o nascimento e a fertilidade. Em sua imagem, Ostera segurava em uma das mãos um ovo e tinha em seus pés um coelho saltitando alegremente.

Tanto o ovo como o coelho são símbolos de fertilidade. Na mitologia grega, podemos encontrar a mesma deusa com o nome de Ceres e na mitologia romana com o nome de Demeter. A Primavera tinha um significado especial para os povos antigos do hemisfério norte pois eles enfrentavam invernos rigorosos e a chegada da primavera anunciava a volta da vida e o renascimento.

Ostara representava o renascimento da terra e envolvia uma comemoração muito grande por parte dos seus seguidores, que preparavam ovos pintando-os com símbolos considerados mágicos , ou até mesmo pintando-os de ouro, e os enterravam em homenagem a Deusa.O coelho que pula alegremente aos pés de Ostara se chama Eostre(Deus Saxão ) e representa a fertilidade e a fortura .O Domingo de Páscoa é determinado pela primeira lua cheia após o equinócio de Primavera e esse cálculo se manteve até hoje.

DEUSA OSTARA

Como todos os deuses e deusas da antiguidade a igreja católica incorporou sua celebração transformando sua data no renascimento de Cristo.Essa incorporação aconteceu na Idade Média (um período bastante obscuro na história da Igreja Católica aonde a fé cristã era imposta sob a pena de morte com a pesada acusação de bruxaria) A tradição dos ovos foi mantida e convertida em ovos de chocolate que são presenteados até hoje , porém na maioria das vezes , ignorando o seu real significado.

OVOS DE PASCOA

Independente de sua crença ou religião a Páscoa é uma época para celebrarmos o renascimento e estarmos abertos para novas oportunidades que surgem ( apesar de aqui no hemisfério sul a páscoa ser celebrada com a chegada do outono). Desejo a todos uma excelente páscoa e muitos ovos de chocolate ( Eu AMO chocolate!!!!!)

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você