Como se organizar para trabalhar de casa?

-por , em 20/03 -
Como se organizar para trabalhar de casa?

A maioria das pessoas sonha em trabalhar de casa para não pegar mais trânsito, para não gastar muito dinheiro pelas ruas e para ganhar tempo, já que, muitos transtornos do dia a dia seriam evitados se você tivesse só que sair da cama para trabalhar! Mas as coisas não funcionam assim, como um conto de fadas. Ficar em casa exige que você passe a dar atenção a determinadas coisas que, no escritório, você não precisa. Saiba como organizar melhor seu dia, separar as tarefas mais importantes das mais aleatórias e como não se perder na moleza, quando bate uma preguiça e seu sofá com o controle da TV está tão pertinho de você!

Criar uma rotina só sua, com base em tudo o que você precisa dar conta, além dos trabalhos remunerados, efetivamente, é uma das melhores coisas a se fazer. No domingo ou, dependendo do seu nível de organização, na própria segunda, você pode separar atividades mais urgentes das rotineiras e dividi-las ao longo dos seus dias, já planejados previamente, claro. No começo, vai parecer que não existe tempo disponível para fazer tudo o que você precisa, mas, depois de um tempinho de organização, você vai perceber que vai sobrar tempo de descanso.

você tem uma agenda

Não ache que tudo pode ficar guardado na sua cabeça, porque não pode. Não que você não tenha capacidade de decorar trocentas atividades, mas é que, chega um determinado momento, que começa a aparecer mil coisas urgentes e você não pode perder o foco da rotina. Se você, mesmo trabalhando de casa, possui contratos com prazos pré-determinados, é bom colocar, além da data limite para entrega, alguns lembretes em dias anteriores. Para não deixar tudo para o último momento.

Seu tempo é seu recurso mais precioso, para começar, você tem apenas 24 horas por dia e sete dias por semana. Lembre-se dos horários de comer, dormir e necessidades básicas, pode parecer besteira, mas, gastamos mais tempo com isso do que imaginamos. Cronometre quantas horas você gasta com essas pequenas coisas fixas do dia a dia e já se organize para o tempo que sobrar. Não tente dar uma de super herói ou super heroína, você pode dar conta de tudo, sendo bem normal! 🙂

ONDE VOCE TRABALHA

Ter um espaço para trabalhar em sua casa, que não precisa ser um escritório inteiro, necessariamente, é muito importante! Organização visual é uma meta de vida que você precisa ter. Coloque todos os documentos em caixas e pastas identificadas com etiquetas, assim, não precisará bagunçar nada quando procurar por alguma coisa. Tenha canetas e lapiseiras com tinta e pontas, respectivamente, nada é mais estressante do que precisar anotar alguma coisa e não ter uma caneta funcionando. Mantenha bloquinhos à vista e post its para qualquer emergência.

Não deixe de sentar de forma correta, se não tiver uma cadeira adequada, tente adaptar sua postura com almofadas, elas ajudam bastante na acomodação da coluna. Vai ser importante para você não acabar causando problemas futuros ao seu corpo! Coloque o computador em uma altura adequada para a sua altura – isso vai fazer com que sua postura fique correta também, caso não tenha grana para um adaptador, utilize livros mais grossos para levantar o equipamento – são uma mão na roda. Tenha sempre tudo ao seu alcance, tente se movimentar muito pela casa. Mantenha sua organização à sua vista!

RVOCE SABE RELAXAR

Saber cumprir seu horário, tendo disciplina e comprometimento com suas atividades é seu principal papel nessa história, mas, nem tudo são flores e seu corpo travas as vezes. Por isso, você precisa saber o melhor momento para relaxar e se permitir, eventualmente, que isso realmente aconteça. Não estou falando de ver TV, estou falando de sentar uns 20 minutos ou meia hora no meio do dia para fechar os olhos e meditar um pouquinho, respirar fundo, prestar atenção nas dores do seu corpo, em como você está naquele momento. Se conseguir fazer isso diariamente, seus planos vão vai render muito mais!

Se puder, planeje seu sono. Não trabalhe até a hora de dormir, pare um pouco antes, veja uma TV, converse com as pessoas da sua casa ou leia um livro. Esvazie sua mente para dormir melhor! Seria incrível se conseguisse fazer um exercício físico, meia hora que seja, dessa forma, seu sono seria muito mais leve e tranquilo!

Se conseguir organizar suas atividades, seu tempo, sua casa e sua vida, nada mais vai impedir seu sucesso! Acredite! 🙂 Me conte aqui embaixo, se tiver alguma dica a mais para trabalhar em casa!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você