A Xuxa já teve zilhões de Paquitas em seus inúmeros programas, já foram muitas ao mesmo tempo, poucas, duas, morenas, loiras… Mas, o mais importante, é que elas sempre estiveram lá, assessorando a rainha e seus baixinhos e altinhos a todo momento. Lembro que, a formação original, era idolatrada pelas meninas, inclusive por mim, e me orgulho por ter feito parte desta geração e não ter pintado meu cabelo de loiro, como eu dizia que faria quando ficasse mais velha…

 

A formação original, iniciada nos anos 1980 e encerrada nos anos 1990, fez muito sucesso entre as meninas, quem nunca pediu a lua um namorado, um príncipe encantado, um cara apaixonado, que vivesse só para nós? Quem nunca? A voz e o rostinho angelical, a roupinha que era um xu-cesso, as botinhas e pochetes (ok, não podemos ter vergonha de nosso passado) que toda menina queria ter, os cabelos bem cuidados, os sorrisos e estar sempre ao lado de Xuxa. Tudo, tudo, tudo nas Paquitas encantavam as meninas, e os meninos também, mas quem não se encantaria?

 

O primeiro grupo contava com sete Paquitas – Paquitita, Pituxa, Pituxita, Catuxita, Xiquita, Xiquitita e Miuxa. O primeiro disco delas vendeu muito, e eu tenho até hoje. Aliás, tenho todos, inclusive os da Xuxa, da Mara Maravilha, do Trem da Alegria, Balão Mágico, Eliana, todo mundo gente, a época era muito boa mesmo. Mas chega de papo, por onde andam nossas Paquitas preferidas e o que elas fizeram depois do programa?

 

andrea sorvetao

 

Sorvetão (Andréia Faria) ~ Sorvetão é a mais famosa, ela participou da primeira e da segunda geração de Paquitas. Todos pensam que ela foi a primeira paquita, mas a primeira apareceu ainda na TV manchete, ela era a Andréa Veiga. Somente na Globo, a Sorvetão entrou no programa. Hoje, Andréia tem 39 anos, tem duas filhas, a Giovanna e a Maria Eduarda, com o cantor Conrado, que conheceu ainda quando era paquita. Conrado é cantor e era do grupo Dominó, também sucesso da época. Andréia é dona de um buffet infantil de sucesso!

 

Miuxa

 

Miúxa (Kátia Paganote) ~ Se você assistiu ao filme  Lua De Cristal, onde as Paquitas aparecem, Kátia chama atenção, quando a mais nova da turma grita pedindo silêncio e diz: “Oi! Meu nome é Kátia!”. A cena hilária marcou a menininha, que hoje tem 35 anos e uma filha. Atualmente, ela promove shows com outras ex-paquitas e já gravou um CD de pagode.

 

paquitita

 

Paquitita (Tatiana Maranhão) ~ A Paquitita era a melhor voz do grupo, ficou dois anos como assistente. Ela tinha o cabelo preto, e do nada apareceu com o cabelo oxigenado… Xuxa disse uma vez em entrevista, que as meninas não eram pressionadas para pintar o cabelo, mas que elas simplesmente apareciam com as madeixas douradas. Hoje, Tatiana é jornalista, e trabalha assessorando a Xuxa.

 

pituxa pastel

 

Pituxa Pastel (Letícia Spiller) ~ Considerada a líder do grupo na 2ª geração, a Pituxa deixou o grupo para virar atriz. Hoje tem uma carreira consolidada na Globo, com papéis importantes como a divertida Babalu de “Quatro Por Quatro” e a malvada Maria Regina de “Suave Veneno”, e sempre está no elenco fixo da emissora.

 

xiquitita

 

Xiquitita Surfistinha (Roberta Cipriani) ~ Roberta estava na plateia do Xou da Xuxa quando Marlene Mattos, sempre atenta a novos talento, escolheu a garota como paquita em 1987. Ela ganhou o apelido de “Xiquitita Surfistinha”, por gostar de praia e falar muitas gírias. Hoje ela promove alguns shows pelo país junto com duas ex-paquitas, Priscilla Couto e Kátia.

 

pituxita

 

Pituxita Bonequinha (Ana Paula Almeida) ~ A Pituxita foi a última paquita da 2º geração a entrar no programa. Ela permaneceu no grupo até a entrada das Paquitas New Generation em 1995. Ela ficou muito famosa quando noivou Romário. Hoje ela é uma cantora gospel, mas que se orgulha de ter sido uma das paquitas.

 

catuxita

 

Catuxita Top Model (Priscila Couto) ~ A Catuxita foi a paquita que passou mais tempo como assistente da Xuxa, ao todo sete anos. Hoje, aos 35 anos, ela tem um grupo, com Kátia Paganote e Roberta Cipriani, e faz shows pelo Brasil, com os sucessos da década de 80.

 

catuxa

 

Catuxa (Ana Paula Guimarães) ~ A Ana Paula, ou Catuxa, foi a única paquita a sair e voltar do programa. A primeira saída aconteceu em 89, quando foi tentar carreira como apresentadora. Já em 1992, com a saída de Letícia Spiller, ela voltou às paquitas e ficou até a entrada das Paquitas New Generation em 1995. Hoje, ela é diretora assistente no programa da Xuxa.

 

paquitita

 

Paquitita Pluft (Flávia Fernandes) ~ A Flávia também era Paquitita, porque entrou no lugar da Tatiana Maranhão, mas como era muito branquinha, ganhou o apelido adicional Pluft, em referência a história teatral do Pluft, O Fantasminha. Ela entrou no ano de 1990, após as fases de testes do programa. Após a saída em 1995, ela fez trabalhos como apresentadora e modelo publicitária.

 

catuxa

 

Catuxa Jujuba (Juliana Baroni) ~ A Juliana Baroni entrou no lugar da Ana Paula Guimarães, no concurso do Xou da Xuxa que iria escolher a paquita paulista, em fevereiro de 1990. A Jujuba ficou no grupo até 1995. Atualmente, é atriz de sucesso e foi a vilã da novela “Ribeirão do Tempo” da rede Record.

 

xiquita

 

Xiquita Bibi (Bianca Rinaldi) ~ A Bianca entrou no grupo em 1990, no mesmo concurso que fez a Juliana Baroni vencedora. Ela ainda participou dos filmes Lua de Cristal e Sonho de Verão. Bianca Rinaldi saiu do grupo em 1995, e começou a atuar em novelas da Globo, SBT e Record. Ela já foi protagonista de várias novelas entre elas, Pícara Sonhadora, Pequena Travessa, Escrava Isaura e Caminhos do Coração. Hoje ela faz parte do elenco fixo da rede Record.

 

Tem muita gente que critica a forma que as meninas viviam, eram adolescentes e seguiam a Xuxa cegamente em tudo. Mas vejam suas histórias e percebam que Xuxa dá futuro sim. As que não permaneceram famosas, hoje, estão felizes e bem em suas carreiras. Tem coisa mais legal de se ver? Bom, é isso, as paquitas estão bem, então podem ficar tranquilas meninas! 😉

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Um beijo pro meu pai, pra minha mãe e outro especialmente para você.
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter