Dia 30 de março estreia nos cinemas do Brasil o filme A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, que promete ser uma adaptação fiel do anime Ghost in the Shell, que foi lançado por aqui com o nome O Fantasma do Futuro.

Mas não estamos aqui para falar do live-action estrelado por Scarlett Johansson nem do anime de 1995 dirigido por Mamoru Oshii, mas sim do genial criador do mangá que deu origem à essas duas obras, Masamune Shirow.

 

Masamune Shirow, nascido em 23 de novembro de 1961, estudou pintura à óleo na Universidade de Artes de Osaka.

Seu primeiro trabalho foi Black Magic, que conta a história de milhões de anos atrás do planeta Vênus, onde vivia uma sociedade altamente evoluída tecnologicamente, governada pelo supercomputador Nêmesis, que mantém a ordem no planeta. Porém, quando algo dá errado, a super androide Dana Typhon vai precisar encarar seu maior desafio e o destino do mundo está em suas mãos.

 

Sua obra seguinte foi Appleseed. Neste mangá, Shirow nos conta a história de Duenan Knute, uma soldado, e seu parceiro ciborgue Briareos, que lutam para sobreviver em cidades abandonadas e áreas desmilitarizadas no pós-terceira guerra mundial. Levados para a utopia urbana e centro da reconstrução da civilização chamada Olympus, a dupla passa a integrar sua força policial. Mas a fachada pacífica e perfeita da cidade esconde um segredo, que pode resultar em nova guerra.

 

Depois fomos apresentados ao futuro de Dominion. Nesta realidade, os crimes são tão intensos que a polícia faz suas patrulhas em tanques de guerra. Aqui acompanhamos a rotina de Leona Ozaki e seu tanque de guerra Bonaparte. A vida de Leona se complica quando as sexy super-androides irmãs Puma passam a integrar a força policial para ajudá-la a capturar um vilão.

Então chegamos em Ghost in the Shell, mas aqui vamos seguir falando de outros mangás de Shirow. Tem bastante informação de Ghost in the Shell aqui, dá uma conferida! 😉

 

Depois de Ghost in the Shell veio Orion, onde acompanhamos o mundo do império Yamata, onde ciência e tecnologia são uma única coisa. O império se prepara para eliminar todo o karma da galáxia, mas será que essa purificação extrema é uma coisa boa ou ruim? A única pessoa que talvez possa salvar o império é Susano, Deus da destruição, que vem para ensinar aos humanos a verdadeira natureza do poder.

 

Além destas obras, Masamune Shirow publicou dezenas de livros de arte e histórias curtas, além de colaborações com outros autores. Percebe-se em sua obra a presença sempre marcante de personagens femininas carismáticas e fortes, e universos cheios de tecnologia, muitas tão avançadas que só seriam explicadas como algo mágico. Um autor marcante, com histórias cheias de ação, aventura, toques de humor e um traço belíssimo! Vale apena conhecer cada uma de suas obras.

Veja mais sobre Mangás e Animes

 

Compartilhe: