Parece que foi ontem que eu era apenas uma criança e via episódios de séries e desenhos que imaginavam os anos 2000 como uma coisa extremamente futurista e cheia de naves voando por aí. Não me chamem de velha, me chamem de vintage! 😉 Eu era apaixonada por esses sonhos e fiquei mais apaixonada ainda quando comecei a ver alguns deles se tornando verdade. Um deles, claro, foi o carro elétrico. Caro ainda e cheio de especificidade para ser adquirido, o carro elétrico promete menores impactos à camada de ozônio, um sonho para os ambientalistas modernistas. Mas essa invenção aqui me deixou mais empolgada ainda, mais animada ainda pelo nosso futuro sonhado que está virando realidade. Vejam que coisas lindas que estamos construindo para as futuras gerações!

A máquina da imagem acima é ima impressora 3D capaz de reutilizar o plástico pós-consumo para compor uma variedade de modelos para impressão em três dimensões. O nome é Ekocycle Cub e ela foi desenvolvida pela 3D Systems. A impressora tem a capacidade de imprimir objetos de até 15 centímetros, e resolução de 0,07 milímetros. O aparelho conta com cartuchos que são compostos por aproximadamente 25% de plástico reciclado, equivalente a três garrafas PET reaproveitadas.

A impressão é feita com auxílio de um aplicativo para celular, que envia as imagens à Ekocycle, podendo ser impressas nas cores natural, vermelho, branco e preto, além de formatos já prontos em desenhos, como anéis, palhetas e cases para celular. Companhias como Coca-Cola e Levi’s apoiam a iniciativa, bem como o cantor e produtor Will.i.am, que está em parceria com a empresa eco-friendly desde 2011, envolvido também no design e criação de itens tecnológicos, como um relógio inteligente e fones de ouvido da Apple. [Ecodesenvolvimento]

A expectativa é que o produto seja lançado ao mercado no segundo semestre deste ano e que custe, aproximadamente 1,200 dólares. Veja o vídeo de apresentação e divirta-se com mais este sonho construído pelo ser humano:

Compartilhe: