2013 foi um ano complexo, tivemos grandes problemas e também grandes alegrias, como todos os anos, na verdade. Mas nem por isso devemos nos isentar dos aprendizados que tivemos com as grandes dificuldades, devemos relembrar tudo e levar adiante nossas vidas com alegrias e tristezas pois nossa energia é feita exatamente disso. Vamos saudar 2014 e nos despedir de 2013 juntos?

janeiro

Começando pela grande tragédia que abalou o país inteiro no comecinho do ano, infelizmente a imprudência de muitas pessoas em nosso país e a ganância de empresários faz com que vidas sejam perdidas e tratadas como pedacinhos de renda apenas. Em janeiro aconteceu o incêndio da boate Kiss em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Temos vários amigos blogueiros desse estado e acompanhamos de perto pessoas que tiveram amigos e familiares desaparecidos no incêndio. Acho que Santa Maria e o coração dos brasileiros ficou marcado para sempre com o ocorrido. Que a alma desses animados jovens descanse em paz!

fevereiro

Em fevereiro acompanhamos o início da era dos ciborgues com o Rex. O homem biônico foi criado sob a tutela de duas empresas: a produtora Darlow Smithson Productions e a Shadow Robot Company, especializada em robótica. As duas empresas, para testar seus equipamentos, deram uma prótese mecânica para Bertolt Meyer. Ele é um pesquisador da Universidade de Zurique, e precisava do equipamento para a mão esquerda. Meyer foi pioneiro em utilizar essas próteses e provou para o mundo que ela o permite movimentar a mão quase que como antes.

março

Em março acompanhamos a tragédia que acometeu a cidade serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis. Pelo menos 40 pessoas ficaram desabrigadas em Petrópolis por causa da chuva forte que começou na madrugada do dia 3 de março. A Defesa Civil do município informou que os rios Piabanha e Quitandinha transbordaram em diversos pontos, espalhando lixo e alagando ruas, casas e estabelecimentos comerciais. Muitas lojas atrasaram o horário de abertura porque estavam alagadas. Foram registradas mais de 30 mortes.

abril

Em abril, um ônibus despencou de um viaduto na Avenida Brasil e deixou sete mortos, após uma briga entre o motorista e um passageiro. O usuário agrediu o condutor com um soco no rosto antes da queda. Ambos sobreviveram e foram indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

maio

Em maio teve início um dos maiores movimentos que o Brasil já fez com relação a política e suas insatisfações. Milhões de brasileiros de origens e vidas completamente diferentes foram às ruas protestar uma lista de mudanças que deveriam estar ocorrendo em prol do nosso país. Um orgulho para nossa geração, uma grande chance de mudança e futuro melhor.

junho

Um tribunal de apelação em São Francisco emitiu uma ordem em junho deste ano, derrubando a proibição à realização de casamentos gay na Califórnia. A ordem foi um desdobramento da decisão tomada pela Suprema Corte americana que efetivamente permitiu a união entre pessoas do mesmo sexo no estado. Desta forma, o casamento homossexual passou a ser autorizado em 13 estados americanos, além do Distrito de Columbia.

julho

Foi anunciado em julho o nascimento do filho do príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, o terceiro na linha da sucessão do trono britânico. O bebê, do sexo masculino, nasceu no Hospital St. Mary, no oeste de Londres, onde Kate foi chegou às 6h. Segundo uma nota divulgada pelo palácio de Kensington (residência oficial de William e Kate), o bebê nasceu às 16h24, pesando 3,7 kg. William acompanhou o parto, e a rainha, o príncipe Philip, o príncipe Charles e sua mulher, Camilla Parker-Bowles, o príncipe Harry e outros membros das famílias de Kate e William foram informados do nascimento logo após ele ter ocorrido.

agosto

Miley Cyrus comentou sua polêmica apresentação no Video Music Awards 2013. “Eu e Robin ficamos falando o tempo todo: ‘Você sabe que vamos fazer história hoje'”, disse a cantora, em entrevista para o site da MTV americana. “Vocês estão pensando mais sobre isso do que eu pensei quando estava fazendo. Eu pensei em nada, porque estava só sendo eu mesma”. Na premiação da MTV dos EUA, realizada no fim de agosto, ela cantou uma música (“We can’t stop”) e dançou acompanhada do cantor Robin Thicke em outra canção, o hit “Blurred lines”. A ex-estrela teen americana fez uma coreografia bastante comentada, mostrando a língua, e fez o “twerk”, tipo de dança sensual da música pop, no qual o artista se abaixa e rebola.

setembro

Cirurgiões chineses fizeram crescer um ‘nariz’ artificial na testa de um paciente. O ‘órgão’, construído com cartilagem retirada da costela do próprio paciente, será transplantado para substituir o nariz danificado por uma infecção. O paciente Xiaolian, de 22 anos, sofreu um acidente de carro em agosto do ano passado, quando teve um trauma no nariz. Depois de vários meses, a infecção, que não foi tratada adequadamente, corroeu grande parte da cartilagem do nariz, tornando a reparação impossível para os cirurgiões.

outubro

Cerca de 20 dias após ser invadido por ativistas e ter cerca de 170 cachorros da raça beagle levados do laboratório da empresa em São Roque, o Instituto Royal informa, em nota oficial, que vai “interromper definitivamente as atividades de pesquisa em animais”. A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária realizada entre seus associados. De acordo com a empresa, “tendo em vista as elevadas e irreparáveis perdas e os danos sofridos em decorrência da invasão — com a perda de quase todo o plantel de animais e de aproximadamente uma década de pesquisas —, bem como a persistente instabilidade e a crise de segurança que colocam em risco permanente a integridade física e moral de seus colaboradores, os associados concluíram que está irremediavelmente comprometida a atuação do Instituto Royal para dar continuidade à realização pesquisa científica e testes mediante utilização de animais”.

novembro

A Arena Corinthians não corre risco de ficar fora da Copa 2014, no entanto, o acidente que deixou dois mortos compromete os prazos estipulados para o estádio em Itaquera, na zona leste de São Paulo. A Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e as autoridades brasileiras sabem que o palco da abertura do Mundial não será mais entregue em 31 de dezembro. A Fifa já tem consciência do provável atraso e estimou um adiamento de 45 a 60 dias para a entrega da arena. O problema é que o atraso prejudica também a colocação dos 20 mil lugares das arquibancadas modulares, que estavam previstos para meses antes da Copa do Mundo.

dezembro

A morte do líder e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela aos 95 anos, em Pretória, repercutiu no mundo inteiro. Segundo o atual presidente do país, Jacob Zuma, que deu a notícia, “ele partiu, se foi pacificamente na companhia de sua família. Ele descansou, agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.” Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu às 20h50, no horário local de Pretória – 16h50 do horário brasileiro de verão.

Que 2014 seja recheado de notícias boas e alegrias em nossos corações! Beijos meu povo!

Compartilhe: