Véspera do ENEM: O que fazer e não fazer!

-por , em 07/11 -
Véspera do ENEM: O que fazer e não fazer!

Amanha é o dia. Está mentalmente preparado para dois dias cansativos de prova? Não? Não, se preocupe! Estamos aqui para salvar você! Então, respire fundo, jogue seus livros de estudo longe e siga as nossas dicas! Durante o dia de hoje, você deve: – Não estude: Não era brincadeira quando disse para jogar os livros longe. Estudos de última hora estressam o corpo e podem causar a sensação de desespero. Ainda, quanto mais você tenta decorar em pouco tempo, mais vai confundir a sua cabeça, ou seja, só vai ter problemas na hora de fazer a prova!

Mas Larissa, eu não estudei nada e deixei tudo para a ultima semana, e agora?

Bom. Eu também não estudei. E nem vou! O ENEM é uma reunião de conceitos que aprendemos no ensino médio. Para que está no terceiro, esse foi um ano de revisão, então confie em si mesmo! Para quem não está, a prova não é tãão cabulosa quanto dizem, só escrita de um jeito feito para confundir! Mas pra isso, existem algumas técnicas para leitura de questões e escolha de alternativas, mas isso é um outro assunto .

– Esqueça-se da prova e descanse: Tire o dia de hoje para folgar. Jogue videogame, leia bons livros, desenhe… Faça aquilo que mais gosta de fazer para deixar o corpo relaxado. Ter um dia bom ajuda a acordar de bom humor no dia seguinte e ainda, te deixa mais confiante!

– Alimente-se direito: A feijoada está vetada! Evite alimentos pesados, doces em excesso, fast food e similares. Se puder, dê preferência à pratos saudáveis e completos e acompanhe-os de uma pequena sobremesa. Coma frutas ou bolachas em intervalos regulares de três ou quatro horas para manter o corpo satisfeito e evitar exageros no almoço e no jantar

– Durma cedo: Não dorme antes das três da manhã? Então dessa vez vai ter que dar um jeito! Dormir cedo garante disposição e bem-estar durante a prova. Já imaginou fazer um provão desses caindo de sono? Não vai conseguir se concentrar, vai se estressar, ter dores de cabeça e fracassar no ato!

No dia da prova, não dê mole:

– Leve somente o necessário: Não leve nenhum tipo de livro ou papel com textos. Não leve lápis nem borracha, não leve caneta azul. Aliás, providencie tudo o que vai precisar e deixe pronto na mochila hoje! Não deixe para comprar na porta para não ter surpresas!

– Lanche é bom, mas tem limite: Garanta sua marmita para a prova! Dicas de bons alimentos são lanches naturais, isotônicos, água, sucos, bolachas salgadas e doces. Chocolate é bom e vai te deixar feliz e acordado, mas tanto ele quanto qualquer outro doce devem ser estritamente vetados de exageros! Também evite exagerar nos líquidos para não ter que ir muito ao banheiro.

Mas Larissa, e o meu salgadinho? Faz mal levar?

Não. Se te faz feliz, leve-o. Mas garanta que vai levar algo nutritivo junto! Nem que sejam barrinhas de cereal! Mas fora isso, evite o salgadinho barulhento como batatinhas e nachos. Além de desconcentrar todo mundo em volta, o que é uma tremenda falta de respeito e ética,de certa forma, vai melar a sua mão e o cheiro pode atrapalhar tanto a você quanto aos outros. Então cuidado!

Mais uma dica para os ansiosos é mascar chiclete. O corpo entende que se você está mastigando, está se alimentado e, se está se alimentando, não está em perigo ou em uma situação complicada e acaba relaxando. Só não vale ficar fazendo bolhas!

o que não fazer no enem

– Visite o pipi room: Vá ao banheiro antes da prova começar! Mesmo sem estar com vontade! Para garantir que vai ficar o maior tempo possível sem necessitar atender a mãe natureza, faça tudo o que necessitar antes da prova!

– Vista-se casualmente: Dane-se a moda e as roupas tendenciosas! Vista-se da maneira mais confortável possível! E mesmo que isso signifique moletom para você, seja feliz! Lembre-se, o ENEM não é uma fashion Week da vida e quem você ver lá, muito provavelmente não vai te ver novamente, então esqueça as aparências e vá com roupas casuais para o local da prova.

Mas pelo amor de deus! Não use, em hipótese alguma, camisetas que possam vir a ser ofensivas aos outros, como camisetas com estampas desmotivadoras aos concorrentes ou que apresentem frases preconceituosas. Evite problemas.

Então, é deixando essas dicas que eu desejo a todos nós, participantes da prova do ENEM uma boa sorte na prova! Tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários! Mas acima de tudo, se prepare e dê o seu melhor,  ok?

Beijinhos e até a próxima!

Larissa Fogo
por

Larissa Fogo

Otaku e gamer assumida, é uma garota que ama o Japão e tudo referente ao assunto. Joga FPS e lê romances e aventuras. Também é uma futura química (não, não peçam para "cozinhar", porque se bobear, inventa um jeito de queimar até a água). Idolatra a Lara Croft. É uma nerd de todo coração!

Recomendamos para você