Já é cliché falar, mas outro ano passou voando. Em 2016 tivemos muitos lançamentos, novas tecnologias despontando e novidades que surpreenderam a todos. Faremos uma retrospectiva ao final do ano, mas antes disso o que podemos esperar para o ano que vem?

Realidade Virtual

A primeira que vem a cabeça de muitas pessoas é a crescente área da realidade virtual. Esse com certeza foi o ano dos lançamentos de óculos VR das mais diversas empresas, mas ainda não vemos pessoas comprando esses aparelhos no dia a dia. Com a alta oferta e o barateamento da produção, devemos ter opções mais acessíveis no ano que vem e aos poucos poderemos desfrutar de todas as funcionalidades que essa tecnologia pode nos proporcionar.

Realidade Aumentada

Apesar de muita gente confundir, a realidade aumentada (AR) não é o mesmo que realidade virtual. AR é a inserção de um mundo novo dentro do nosso, por meio de telas de celular ou mesmo óculos especiais, como o Hololens da Microsoft. Principalmente após a febre de Pokémon GO – que teve a tecnologia AR como um de seus principais chamarizes – a indústria se motivou a pesquisar e aprimorar novas maneiras de interagirmos com o mundo virtual.

Inteligência Artificial

A evolução dos robôs nunca se deu de forma tão rápida quanto neste ano. Agora eles são capazes até de aprender criptografia sozinhos! Em 2017 podemos ver as inteligências artificiais chegando em áreas como educação e saúde cada vez mais, quem sabe até em nossas casas. O futuro dos filmes finalmente está chegando!

Internet das Coisas

A expressão Internet das Coisas foi bastante utilizada neste ano. E não é pra menos, cada vez mais objetos do nosso cotidiano estão conectados à grande rede e com isso ganham mais e mais funções. Ano que vem poderemos ver mais casas automatizadas, lâmpadas inteligentes, relógios conectados e até mesmo um sistema de temperatura controlado via smartphone.

Impressoras 3D

As impressoras 3D já chegaram no mercado há algum tempo, mas estão crescendo devagar e ganhando seu espaço aos poucos. Pode ser que nunca tenhamos visto uma, mas empresas e profissionais estão utilizando a tecnologia para criar coisas cada vez mais impressionantes. Não seria assustador se essas máquinas começassem a chegar nas nossas residências e mudassem a forma com que criamos e trabalhamos no nosso dia a dia.