Já ouviu falar em Upcycling? Não? O termo ainda meio desconhecido por aqui é um parente da reciclagem, mas com um toque de sofisticação. O que é ou parece lixo para você, pode ser um tesouro, uma matéria prima para a criação de algo novo para outra pessoa. E é disso que se trata o upcycling, que num mundo cada vez mais necessitado de atitudes sustentáveis, pode ser crucial, além de rentável. 😉

Usando sobras que seriam descartadas em muitas empresas, ou até mesmo que seria considerado lixo domestico comum, artesãos e decoradores podem criar uma peça única, por vezes vendida a um preço maior do que aquilo que deu origem a este “lixo”.

Esses objetos, com seu caráter único, às vezes podem até já ter sido vistos por você e passados despercebidos. Algumas peças são tão belas, que é difícil acreditar que foi “lixo”! Um exemplo disso é o trabalho do Frances Edouard Martinet. A partir de itens descartados com partes de plástico e metal (como partes de carros, bicicletas, teclados de computador, entre outros), ele encontra a matéria-prima para fazer esculturas incríveis de insetos.

Você pode fazer também! Basta tornar alguma coisa que iria para o lixo em algo útil, pode ser um item de uso pessoal, com alguma utilidade domestica ou decorativa. Basta deixar a imaginação trabalhar e visualizar utilidades para aquilo que muitos já considerariam inútil.

E para que você possa se inspirar, veja algumas imagens. Os lindos insetos de Martinet e algumas das minhas peças preferidas encontradas aqui na rede:

 

Compartilhe: