O que é Leucismo?

-por , em 05/02 -
O que é Leucismo?

Já ouviu falar em Leucismo? Alguma vez viu? Encontrei o termo por mero acaso na rede e fiquei curiosa em saber sobre o que se trata, razão de agora eu trazer para vocês o que descobri!

Bem, o Leucismo é uma anomalia genética, bastante rara, causada por um gene recessivo. Isso acaba ocasionando que animais cuja cor normalmente seria escura, sejam brancos. Ah, mas isso ai então é Albinismo! Não. Ao contrario do que muitos pensam e até confundem, Leucismo não é igual ao Albinismo. Alguns aspectos diferenciam as duas mutações,que nem mesmo são causadas pelo mesmo gene e, cuja única semelhança real é a cor branca.

Diferentemente do que ocorre com os animais albinos, os animais portadores de Leucismo não são sensíveis ao sol. Na verdade são até mais resistentes. Enquanto um animal albino é sensível à luz solar e não tolera uma longa exposição, nos leucísticos, a cor branca apresenta um albedo (medida da quantidade de luz e radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície) mais elevado, o que torna estes animais mais resistentes à luz solar.

No albinismo a cor branca nos animais vem da falta de melanina, já no Leucismo a perda de melanina é parcial e as espécies afetadas apresentam apenas os pelos ou partes da pele com a cor branca ou acinzentada. A pele, olhos e membros permanecem normais. Enquanto que no Albinismo, a perda de pigmentação pode ser total, tornando os pelos e a pele brancos e os olhos avermelhados ou rosados.

Causas:

Esta doença não tem uma causa específica, mas sendo uma alteração genética é causada por um gene, que neste caso é recessivo, logo, pode manifestar-se ou não.

Confira alguns desses lindos animais:

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você