O passado da internet!

-por , em 19/08 -
O passado da internet!

Para muitas pessoas a internet começou agora, é algo recente, que os blogs e o Facebook fizeram estourar. Sinto lhes informar, queridos amigos internautas, que a internet é mesmo muito mais antiga, muito, mas muito mesmo! E até mesmo aqueles que hoje são considerados web celebrities um dia pertenceram a nata dos iniciantes virtuais. Acredita?

Parece coisa de maluco, mas você imagina um Jovem Nerd estilo blogger? Ou então um Youtube que mais parecia um site de busca pequenininho? Pois é, da mesma forma que temos muita vergonha de determinadas coisas da nossa infância, como usar pochete para ir na festa dos amiguinhos, podemos ter “vergonha alheia” também de algumas coisinhas do passado da internet. Nós da Coxinha Nerd mudamos recentemente o layout do nosso blog, e sabemos como é importante mudar plataformas, aprimorar o design, melhorar o conteúdo, tudo isso para ficar melhor e mais perto do que a internet espera de nós!

Para começar, descobri um site chamado Wayback Machine que consegue mostrar para qualquer um que quiser buscar o passado dos sites – e não se engane, não se trata de apenas sites famosos. Se você tinha um blog há qualquer tempo atrás, procure-o neste site e viva um momento nostalgia. É bem divertido!

Comecei procurando pelo passado do Google, claro, o pai da internet e o Deus para a maioria das pessoas hoje em dia, nada como ver como era nosso querido guru de tudo o que precisamos saber nesta vida. De acordo com o Internet Archive, o Google apareceu na internet pela primeira vez em 1998, aposto que nesta época você ainda procurava coisas no Cadê ou então nem sabia que podia buscar coisas na internet, vejam só como era o site mais famoso do mundo em 1998, ainda em sua versão Beta:

google em 1998

Se você quiser ver o site completo do Google em 1998, clique aqui!

E quem acha que o Jovem Nerd não tem um passado simples por aqui, se engana. Dê uma olhadinha em como era o site de Alexandre Ottoni e Azaghal em 2003, quando a internet identifica que eles apareceram pela primeira vez.

jovem nerd 2003

Se você quiser ver o site completo do Jovem Nerd em 2003, clique aqui!

Sabe aquele modelo super descolado que a Globo.com tem?? Pois então, nem sempre foi assim. De acordo com o arquivo virtual, o site surgiu em 1999 e o modelo dele utilizado não era lá essas coisas, vejam e  me digam o que acham:

globo 1999

Se você quiser ver o site completo da Globo.com em 1999, clique aqui!

Um dos maiores choques foi ver o site do Jacaré Banguela, a internet identifica seu começo em 2004 e olha, ele já foi gente como a gente. O blog era bem simples e o que era a logomarca dele? kkkk muito bom, vejam só:

jacare banguela 2004

Se você quiser ver o site completo do Jacare Banguela em 2004, clique aqui!

Sabe quem não poderia deixar de entrar nesta lista? Nosso saudosista Orkut que, da mesma forma que apareceu, sumiu de nossas vidas. Tudo bem que o site ainda existe, mas gente, quem ainda acessa o orkut, posso saber? Não, melhor não me contar não porque a vergonha alheia pode ser evitada né? O orkut surgiu na internet pela primeira vez em 2001, veja só como era a primeira versão da tela da primeira rede social internacionalmente famosa:

orkut 2004

Se você quiser ver o site completo do orkut em 2004, clique aqui!

Sabe o famoso blog do Não Salvo? Pois então, muito admirada eu fiquei, confesso, ao ver como era o site do Cid quando foi criado em 2008. A semelhança do primeiro layout com o layout atual só mostra o porque dele ser um dos maiores blogueiros do Brasil – o respeito pelo formato e a criatividade do modelo são realmente impressionantes. Dêem só uma olhadinha:

nao salvo 2008

Se você quiser ver o site completo do Não Salvo em 2008, clique aqui!

O Kibeloco começou em 2001 na plataforma Blogspot e se popularizou pelas piadas bem elaboradas e muito criativas. Hoje em dia o site tem um layout bem profissional, clean e que agrada os olhos dos leitores. Mas vocês não tem noção de como eles eram no comecinho, veja bem e comprove se não era muito parecido com blogs que surgem todos os dias por aqui:

kibeloco 2001

Se você quiser ver o site completo do Kibeloco em 2001, clique aqui!

O famoso no mundo dos filmes, Omelete, surgiu na internet em 2001 e o formato não era nada parecido com tudo o que conhecemos hoje em dia, aliás, era bem feinho mesmo. Devemos construir os impérios bem do comecinho mesmo né? Então aplausos por tudo o que a equipe deles conquistou, veja só como era:

omelete 2001

Se você quiser ver o site completo do Omelete em 2001, clique aqui!

Os portais famosos como o UOL e o Terra também tem um passado meio negro, como o da Globo.com e o de muitos outros sites. O conteúdo não era tão compartilhado como hoje, poucos tinham acesso a informação online e, por isso, nada deveria ser tão clean e intuitivo como hoje em dia. O UOL tem registro de ter surgido em 1996 na internet e o Terra tem seu primeiro registro em 1999. Olha que máximo:

uol 1996

Se você quiser ver o site completo do UOL em 1996, clique aqui!

terra 1999

Se você quiser ver o site completo do Terra em 1999, clique aqui!

Outros sites também muito conhecidos hoje em dia como o Buscapé, nascido em 1999 e o Submarino, nascido também em 1999 possuem o mesmo passado tenebroso de muitos sites, chega a ser até bem engraçado, dê só uma olhadinha em como eles eram e depois me digam o que acharam:

buscape 1999

Se você quiser ver o site completo do Buscapé em 1999, clique aqui!

submarino 1999

Se você quiser ver o site completo do Submarino em 1999, clique aqui!

Para finalizar, nada melhor do que mostrar para vocês que até mesmo os sites mais recentes como o Youtube, nascido em 2005 tiveram seus passados negros. O Youtube primeiramente não era da Google, depois que ele foi vendido, então a simplicidade do site fica escondida perante a idéia fenomenal que foi criada, dê só uma olhadinha:

youtube 2005

Se você quiser ver o site completo do Youtube em 2005, clique aqui!

Viu? Se você tem um blog ou uma idéia muito legal de site, não deixe que a falta de conhecimento em alguns assuntos limite seus trabalhos. Crie primeiro, depois você vai aprendendo e aprimorando cada vez mais. Todo mundo começou do zero e o importante é apresentar aos seus leitores um conteúdo de qualidade e original, com a sua identidade. Ok? Se quiser pesquisar mais sites, acesse o Wayback Machine e veja todo o passado da internet em um só lugar!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você