Por que o filme O Jogo da Imitação é incrivel?

-por , em 04/02 -
Por que o filme O Jogo da Imitação é incrivel?

A locadora Torrent me proporcionou assistir, antes do lançamento, o filme O Jogo da Imitação (The Imitation Game) da Diamond Films – e posso dizer que ME APAIXONEI pela história. Pronto, fim do post. 🙂 Brincadeiras à parte, o filme conta uma parte da história de vida de Alan Turing, aquela que afeta a sua história, a minha história, a história de toda a humanidade – acredita? A maioria das pessoas nunca ouviu falar no cara, mas, aposto que, depois de ir ao cinema dia 05 de fevereiro e assistir a um dos dramas mais incríveis e verdadeiros que já vi nos últimos tempos, todos se apaixonarão! Vou colocar aqui embaixo a sinopse para você se situar, depois falo o que achei da produção.

A sinopse oficial: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

SPOILERS

A história de Alan Turing é contada de uma forma impressionante no filme, cheio de flashbacks e flashforwards sobre a vida do matemático! Turing era um gênio, raciocinava em circuito, tinha seus jeitinhos esquisitos e manias obsessivas, mas era uma boa pessoa. Seu pior crime foi ser gay e, por isso, sofreu preconceito em uma Inglaterra de crimes sem fundamento. Passou por momentos inexplicáveis para nossa mente moderna, mas nem por isso, deixou de ser o gênio à altura do que se propôs quando veio à Terra – o trabalho que desenvolveu e que deu origem ao que conhecemos hoje como computador, decifrou o maior mistério da segunda guerra mundial, salvou e evitou a morte de muitas pessoas, mudou o mundo e a história da lógica. Querem mais o que?

Uma das coisas que mais me marcou no filme e que ficará para sempre em minha memória como “lição aprendida” é o quanto, mesmo gênios, precisamos uns dos outros. Turing era uma mente brilhante, raciocinava de forma incrível e ágil, mas seus problemas de relacionamento com outras pessoas o prejudicou até o ponto que decidiu ouvir e mudar. O filme retrata bem essa mudança e o progresso que o gênio teve depois disso tudo! A obra continuaria sendo dele, mas os pitacos precisavam vir de fora. Essa é uma lição aprendida para todos nós! Um trabalho em equipe, muitas vezes, é capaz de mudar o mundo – vejam pelo lado da guerra. Raciocinem como seus inimigos, remem juntos!

CURIOSIDADES TURING

= Winston Churchill afirmou que Turing fez a maior contribuição estimulante na guerra da Grã-Bretanha.

= A máquina de Turing , ‘Christopher’ visto no filme, é baseado em uma réplica do aparelho original de Alan Turing, que está localizado no museu em Bletchley Park. Maria Djurkovic admitiu, no entanto, que o dispositivo foi feito um pouco mais cinematográfico, tornando-a maior e tendo mais de seus mecanismos internos visíveis.

= Benedict Cumberbatch e Alan Turing são, na verdade, parentes na vida real. De acordo com o site de história da família, Ancestry, os dois são primos de 17º com as relações familiares que remontam ao século 14. É dito que ambos estão relacionada com John Beaufort, o primeiro conde de Somerset, através das respectivas linhas paternas de Cumberbatch e Turing .

= É exibido Alan Turing correndo em várias ocasiões, embora nunca mencionado no filme, ele era um corredor de longa distância de classe mundial, com um tempo de maratona pessoal de 2:46:03, alcançado em 1946.

= O roteiro do filme ficou no topo da lista negra anual de melhores roteiros não-produzidos de Hollywood em 2011.

alan turing

= Cascos de tartaruga são vistos emoldurados e pendurados nas paredes da casa de Turing. Esta é uma alusão ao seu trabalho posterior mostrando que os padrões em cascos de tartaruga, apesar de sua aparente complexidade (e beleza), pode surgir a partir de um conjunto bastante simples de regras ou instruções, ou seja, o código genético subjacente. Isso convenceu Turing de que entidades biológicas extremamente complexas podem ser resultado de programas simples, ou seja, a partir de simples mudanças no DNA. Esta visão tem profundas implicações para a evolução, especialmente para aqueles argumentos que afirmam que a complexidade da vida não poderia ter surgido por acaso.

= Na cena do interrogatório, Turing descreve o famoso “Teste de Turing”. No exemplo ilustrativo original, um juiz humano envolve-se em conversas em uma linguagem natural com um humano e uma máquina projetada para gerar desempenho indistinguível de um ser humano. A conversa está limitada somente a texto, tais como um teclado de computador e tela de modo que o resultado não dependa da capacidade da máquina para processar as palavras em áudio. Todos os participantes são separados um do outro. Se o juiz não pode dizer com segurança a máquina sobe o humano, a máquina diz ter passado no teste. O teste não verifica a capacidade de responder as perguntas corretamente; ele verifica o quão perto cada resposta se assemelha a que um humano daria. O teste foi introduzido por Alan Turing a partir de seu rascunho “Computing Machinery and Intelligence”, o que ele pergunta “Existem computadores digitais que se possa imaginar, que se sairiam bem no jogo da imitação?” Esta questão, Turing acredita, que possa ser realmente respondida. Mais de 50 anos depois, nenhum computador poderia passar no teste.

alan turing christopher

= O pai do ator Benedict Cumberbatch, Timothy Carlton também foi um estudante na velha escola de Alan Turing, Sherborne School, de 1953 a 1958.

= Google, que também patrocinou a estréia do filme em Nova Iorque, lançou um concurso chamado “The Code-Cracking Challenge”, em 23 de novembro de 2014. Trata-se de um concurso de habilidade onde os participantes têm de decifrar um código fornecido pelo Google. Os prêmios serão concedidos aos participantes que decifrarem o código e apresentarem a sua entrada mais rápido.

= Algumas das roupas usadas por Alan têm padrões geométricos lineares sobre eles, insinuando o seu futuro trabalho em engenharia da computação.

Assista ao filme, vá ao cinema ou assista em casa, mas assista! Depois me conte aqui o que achou!

Beijos e obrigada Turing, sem você, eu não teria o blog mais lindo do mundo! 🙂

o jogo da imitação

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você