Agora é oficial, saiu na mídia. Hoje a noite os funcionários do Facebook darão inicio a procura desse aviso no seu mural sem o preço de adesão, se vc estiver com aquele aviso antigo com a taxa de $5,99 vc receberá uma ligação no seu telefone fixo a cobrar pedindo o numero do seu cartão de credito para tornar membro ouro e manter a sua privacidade como está. O facebook ainda acha que se vc quiser mais privacidade, compre um Diário!

Se você colar isto no seu mural estará livre dessa cobrança. Caso contrário, amanhã suas publicações podem tornar-se públicas Mesmo aquelas mensagens que você excluiu ou fotos quem não autorizou. EU NÃO AUTORIZO.

pegadinha do malandro

Quando eu li isso aí postado no mural de algum amigo meu, eu me toquei que era uma cilada, Bino notícia falsa, assim como as 379 outras lendas do Facebook desde que foi criado. E não foi porque eu sou muito esperta ou que a pessoa que postou era burra. Na verdade muita gente que de burra não tem nada caiu nessa aí e nada tem a ver com burrice. Tem a ver com preguiça.

Sim, preguiça de ler. A maioria das pessoas que colou isso no mural só foi ler o texto integralmente depois que postou. Afinal texto grande não é todo mundo que lê, mas aí você lê ali de relance a palavra COBRANÇA e pronto, é o suficiente pra acreditar que é tudo verdade. Mesmo que ali diga que “um funcionário do Facebook vai ligar pra sua casa a cobrar pedindo o seu cartão de crédito”. Vamos concordar se nem as Casas Bahia te liga pedindo os dados do seu cartão se você tá devendo uns 5 meses de carnê, por que, pelos Sete Reinos, o Facebook o faria?

Tá, vamos imaginar que alguém do Facebook ligou na tua casa te pedindo os dados do cartão pra te cobrar pela privacidade e tudo o mais. Aí você vai gentilmente recusar, certo? Então, os funcionários do Facebook vão desistir de te cobrar SÓ PORQUE VOCÊ COLOU ESSA MENSAGEM NO SEU MURAL???? WTF??? Seguindo essa lógica, eu vou gravar uma mensagem no meu celular avisando a operadora que não quero mais ser cobrada pelos serviços pra que eu não tenha mais que colocar créditos, ok?

Além desses absurdos mais óbvios, um motivo por si só seria suficiente pra matar a lenda:

facebook pago mensagem

Lembrando que isso é um print que eu mesma tirei, não imagem fabricada pra tirar a galera de burrica. E não, isso não foi colocado agora pra tranquilizar a população facebookiana, isso tá aí há muito tempo. Mas vamos dar um desconto porque na maioria das vezes as pessoas já estão logadas no computador ou no celular e não passam pela tela inicial. Mas isso não justifica postar isso no seu mural.

Volto a dizer que acreditar na papagaiada toda dessa mensagem e de qualquer absurdo que pipoca na internet sem pudor nada tem a ver com burrice ou caso prefiram, com falta de inteligência. Tem a ver com a velha mania das pessoas de ir compartilhando informação sem nem se dar ao trabalho checar a veracidade. E proliferação de bobagem poderia ser evitada se as pessoas simplesmente tivessem o bom senso de procurar no Google. Ah, o Google também é gratuito, vale ressaltar.

Digo isso porque é muito fácil hoje em dia todo mundo ter acesso a informação, não existe mais a desculpa do “não sabia”. Mas parece que é mais fácil espalhar a notícia sem checar e por isso que boa parte do conteúdo da internet (e principalmente do Facebook) anda tão sem qualidade. A essa altura as pessoas já se tocaram do poder das redes sociais, não custa ter um pouco mais de responsabilidade antes de clicar em “compartilhar”. Até porque, pense você que colou essa mensagem no seu mural sem nem pesquisar direito: está fazendo papel de bobo agora. E provavelmente se você compartilhou, você já apagou e não porque descobriu que é balela: apagou porque ficou com vergonha.

POST ORIGINALMENTE ESCRITO PELA COLABORADORA THAIS CRUVINEL.

Compartilhe: