Notícias que dão orgulho!

-por , em 23/02 -
Notícias que dão orgulho!

Algumas notícias realmente nos dão muito orgulho em repassar aos leitores da Coxinha Nerd, como estas que estamos prestes a dividir com vocês… Vejam só: A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a empresa alemã de projetos de energia eólica e solar Fuhrländer vão desenvolver um aerogerador que fornecerá energia elétrica a cerca de 40 mil pessoas, além de um curso de extensão em energias renováveis para profissionais da área.

O convênio feito no início deste mês (fevereiro/2012) prevê também a construção de dois laboratórios na fazenda da UFF em Iguaba Grande, na Região dos Lagos (RJ): um vai abrigar o aerogerador e o outro terá cinco módulos para captação de energia que serão instalados nos tetos de prédios da universidade, nos municípios de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Búzios e Niterói. Cada módulo contará com um aerogerador e uma estação anemométrica (que verifica os ventos e a temperatura).

O professor de engenharia elétrica Geraldo Tavares e gerente do Laboratório de Energias e Ventos da UFF explicou que o Brasil carece de profissionais nessa área e faltam pesquisas sobre as especificidades do país em matéria de vento e de energias renováveis não poluentes.

“É uma oportunidade para o Brasil aproveitar a qualidade de seus ventos, que têm uma velocidade de 8,5 metros por segundo. A gente vai transferir parte dos cursos da Academia Fuhrländer de maneira adaptada às condições do Brasil. Além disso, teremos um laboratório em escala real não só para treinar pessoal, mas também para fazer pesquisas na área, principalmente, na de qualidade de energia, de desempenho de aerogeradores”.

Geraldo explicou que a maioria dos aerogeradores fabricados atualmente tem um sistema de controle otimizado aos maiores mercados desse setor, em países com padrões de vento diferentes dos ocorridos aqui. “Se conseguirmos otimizar esse sistema de controle para os nossos ventos, podemos ter um aumento na produção de energia de 5%, o que é uma quantidade muito grande”.

A Fuhrländer é uma empresa alemã que fabrica peças para torres de energia eólica. A Academia Fuhrländer é a universidade cooperativa da empresa e recebe financiamento do governo alemão. Além de treinar profissionais na Alemanha, a academia promove parcerias para a expansão de conhecimentos e formação de profissionais especializados na implantação e no fornecimento de energia eólica e solar.

Academia Fuhrländer

A estação de esqui Tenna, na Suíça, construiu um teleférico movido a energia solar. Ela foi uma das primeiras do mundo a investir nesse tipo de projeto. O teleférico, que começou a operar há dois meses, é capaz de levar os visitantes ao topo da montanha. Ele foi equipado com painéis solares fotovoltaicos, ou seja, capazes de converter a luz do Sol em energia elétrica. Portanto, funciona como uma pequena usina solar.

A estrutura foi adaptada a partir da necessidade de reformar um antigo teleférico. Como ele precisava ser restaurado, as autoridades locais resolveram investir em algo sustentável, já que estação tinha painéis instalados nos telhados dos estábulos. Para superar a falta de espaço na instalação dos novos painéis, foi criada uma ponte suspensa. Então, ela pode ser equipada com painéis solares. A estrutura acima do teleférico possui cerca de 500 metros de comprimentos. As placas acompanham o Sol a fim de garantir aproveitamento total da energia.

Nos dias mais ensolarados, o teleférico consegue produzir o dobro de energia necessária para seu consumo. Em alta temporada ele carrega 800 esquiadores por hora. Os custos da obra foram de aproximadamente 1,5 milhões de dólares. Apesar de caro, os benefícios podem ser grandes em longo prazo, já que a tecnologia permite a produção de 90 mil quilowatts-hora por ano.

Fala sério, nessas horas tenho realmente muito orgulho do ser humano. Seja por pequenas atitudes ou simplesmente por incentivar que outros tenham atitudes corretas e mais sustentáveis. O futuro está garantido apenas se todos nós modificarmos nossos atos. 😉

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você