NETFLIX | A história do sucesso do streaming que conquistou o mundo! (CDC)

Se você ainda acredita na história de que a Netflix surgiu porque um dos criadores não queria pagar uma multa de 40 dólares, está muito enganado. O ano é 1997, Reed Hatings e Marc Randolph eram dois empreendedores que tiveram uma ideia simples. Alugar filmes, sem sair de casa. Para começar eles criaram um serviço de locação online. Onde o consumidor alugava o filme, e recebia-o pelo correio alguns dias depois. A empresa foi criada e começou a crescer e crescer cada vez mais.

No ano seguinte, em 1998, a famosa Amazon tentou comprar o serviço por algo perto de 12 milhões de dólares. Mas essa negociação não foi para frente, e hoje a Netflix é uma das grandes rivais da Amazon no ramo de streaming. Dois anos depois, em 1999, a Netflix lançou o sistema de locação ilimitada. O cliente podia alugar quantos DVD’s quisesse, desde que devolvesse aquele que já estava em suas mãos.

Por serem empreendedores, a dupla viu em sua empresa um potencial de crescimento. E então tentaram vender  o seu peixe para uma pequena concorrente. Uma locadora chamada Blockbuster. A compra acabou não acontecendo pois, os executivos da Blockbuster, acharam que seria algo que não daria certo. Dez anos depois disso, a Blockbuster declarou falência nos Estados Unidos.

REMAKE | É POSSÍVEL FAZER ALGO BEM FEITO DUAS VEZES?

ADAPTAÇÕES | A DIFICULDADE DE PASSAR UM GAME PRA TELONA!

Foi então, em 2002, que as ações da empresa começaram a crescer e foram negociadas na NASDAQ. Que é um mercado de ações americano. Com isso a empresa conseguiu juntar aproximadamente 82 milhões de dólares em suas ações. E em apenas quatro anos a empresa já contava com 600 mil assinantes e mais de 11 mil filmes em seu catálogo.

E foi ali, em 2007, que a Netflix apresentou sua ideia mais audaciosa. Um serviço de streaming de filmes e séries de televisão. Mas foi apenas a partir de 2011 e 2012, que a plataforma deixou os DVD’s totalmente de lado e passou apenas para o conteúdo virtual. Em 2010 a empresa decidiu se expandir. Colocando na lista o primeiro país que iriam visitar, o Canadá. E o negócio deu tão certo lá, que hoje o sistema já está presente em mais de 190 países do globo terrestre. É muita coisa!

E a partir daí as coisas só melhoraram. Foi em 2013 que aconteceu a produção do primeiro conteúdo original da Netflix. House of Cards foi a primeira série 100% online a receber indicações do Emmy Awards. Além de ter forçado empresas como a HBO e a Amazon a criarem seus próprios serviços de streaming para competir. A Netflix, em 2015, lucrou mais do que algumas emissoras de TV aberta aqui do Brasil.

O mito de que a criação do maior serviço de streaming do mundo teria vindo de uma multa de atraso da Blockbuster é muito boa. Mas a história mostra muito mais que isso.

CINEMA | ATÉ QUE PONTO A MÚSICA É IMPORTANTE?

Não deixe de acompanhar o Coxinha Nerd para mais informações!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

ROMA | Filme de Alfonso Cuarón terá sessões gratuitas!

  Com lançamento em 14 de dezembro na Netflix, ROMA terá sessões para convidados em cinemas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover aos espectadores uma experiência diferenciada, o longa será projetado no formato 70mm, em sessões especiais,...

NETFLIX | The Umbrella Academy ganha teaser inédito!

  A Netflix deu o pontapé inicial em sua participação na CCXP deste ano apresentando conteúdos exclusivos das séries The Umbrella Academy e Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, marcando seu compromisso em sempre trazer material inédito para os fãs brasileiros....

Quem escreveu?

Lucas M. Mertens

Escritor, roteirista e editor. Um cinéfilo maldito que adora reclamar de diálogo expositivo nos filmes, mas no fim das contas se diverte. Um filme nunca é ruim até que se prove o contrário. Querendo um dia acordar e estar no meio de Hogwarts estudando poções.