NETFLIX | A história do sucesso do streaming que conquistou o mundo! (CDC)

Se você ainda acredita na história de que a Netflix surgiu porque um dos criadores não queria pagar uma multa de 40 dólares, está muito enganado. O ano é 1997, Reed Hatings e Marc Randolph eram dois empreendedores que tiveram uma ideia simples. Alugar filmes, sem sair de casa. Para começar eles criaram um serviço de locação online. Onde o consumidor alugava o filme, e recebia-o pelo correio alguns dias depois. A empresa foi criada e começou a crescer e crescer cada vez mais.

No ano seguinte, em 1998, a famosa Amazon tentou comprar o serviço por algo perto de 12 milhões de dólares. Mas essa negociação não foi para frente, e hoje a Netflix é uma das grandes rivais da Amazon no ramo de streaming. Dois anos depois, em 1999, a Netflix lançou o sistema de locação ilimitada. O cliente podia alugar quantos DVD’s quisesse, desde que devolvesse aquele que já estava em suas mãos.

Por serem empreendedores, a dupla viu em sua empresa um potencial de crescimento. E então tentaram vender  o seu peixe para uma pequena concorrente. Uma locadora chamada Blockbuster. A compra acabou não acontecendo pois, os executivos da Blockbuster, acharam que seria algo que não daria certo. Dez anos depois disso, a Blockbuster declarou falência nos Estados Unidos.

REMAKE | É POSSÍVEL FAZER ALGO BEM FEITO DUAS VEZES?

ADAPTAÇÕES | A DIFICULDADE DE PASSAR UM GAME PRA TELONA!

Foi então, em 2002, que as ações da empresa começaram a crescer e foram negociadas na NASDAQ. Que é um mercado de ações americano. Com isso a empresa conseguiu juntar aproximadamente 82 milhões de dólares em suas ações. E em apenas quatro anos a empresa já contava com 600 mil assinantes e mais de 11 mil filmes em seu catálogo.

E foi ali, em 2007, que a Netflix apresentou sua ideia mais audaciosa. Um serviço de streaming de filmes e séries de televisão. Mas foi apenas a partir de 2011 e 2012, que a plataforma deixou os DVD’s totalmente de lado e passou apenas para o conteúdo virtual. Em 2010 a empresa decidiu se expandir. Colocando na lista o primeiro país que iriam visitar, o Canadá. E o negócio deu tão certo lá, que hoje o sistema já está presente em mais de 190 países do globo terrestre. É muita coisa!

E a partir daí as coisas só melhoraram. Foi em 2013 que aconteceu a produção do primeiro conteúdo original da Netflix. House of Cards foi a primeira série 100% online a receber indicações do Emmy Awards. Além de ter forçado empresas como a HBO e a Amazon a criarem seus próprios serviços de streaming para competir. A Netflix, em 2015, lucrou mais do que algumas emissoras de TV aberta aqui do Brasil.

O mito de que a criação do maior serviço de streaming do mundo teria vindo de uma multa de atraso da Blockbuster é muito boa. Mas a história mostra muito mais que isso.

CINEMA | ATÉ QUE PONTO A MÚSICA É IMPORTANTE?

Não deixe de acompanhar o Coxinha Nerd para mais informações!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

OPERAÇÃO OVERLORD | Mostra de SP estreia filme de J. J. Abrams!

“Operação Overlord” (OVERLORD), terror produzido por J.J. Abrams (Star Trek, Lost, Star Wars), fará sua estreia brasileira no próximo dia 25, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa será exibido ainda no dia 27, antes mesmo da...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Lucas M. Mertens

Escritor, roteirista e editor. Um cinéfilo maldito que adora reclamar de diálogo expositivo nos filmes, mas no fim das contas se diverte. Um filme nunca é ruim até que se prove o contrário. Querendo um dia acordar e estar no meio de Hogwarts estudando poções.

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!