Nerd que é Nerd, comemora o dia do Pi!

-por , em 14/03 -
Nerd que é Nerd, comemora o dia do Pi!

Quem aqui não sabia que hoje, dia 14 de março no Brasil, mas dia 03/14 (também 14 de março) nos Estados Unidos é comemorado o Dia do Pi???? Pois é, para os que realmente não estão entendendo bulhufas do que estou falando, hoje é o dia em que se comemora a constante!

O Dia é comemorado sempre no dia 14 de março (3/14 nos EUA), por 3,14 ser a aproximação mais conhecida do famoso Pi. O auge das comemorações acontece as 1:59 da tarde (porque 3,14159 = π arredondado até a 5º casa decimal).

Se arredondarmos π para a sétima casa decimal, teremos 3,1415926, fazendo da 1:59:26 do dia 14 de março o Segundo do Pi (existe uma discussão a respeito, para alguns o Segundo do Pi foi em 14 de março de 1592, às 6:53:58).

Para os curiosos de plantão: Saibam que no dia 14 de março também é comemorado o dia do nascimento de Albert Einstein, o que agrega mais fãs ainda à causa do Pi.

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium de São Francisco em 1988, com público e funcionários marchando em torno de um dos espaços circulares do museu, e depois consumindo tortas de frutas, no ano seguinte, o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.

O fundador do Dia do Pi foi Larry Shaw, o “Príncipe do Pi”, atualmente fora do Exploratorium, mas ainda colaborando com as celebrações. Recentemente, uma celebração do Dia do Pi foi incorporada ao Second Life. O Instituto de Tecnologia de Massachussetts costuma enviar suas cartas de aceitação de modo a serem entregues aos pretendentes a alunos no dia do Pi (mas é uma questão imprevisível esta né?).

Mas porque tortas? Em inglês, o nome da constante Pi e a palavra Torta ~Pie~ tem pronuncia idêntica. Por isso a tradição de comer tortas nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em formato redondo.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você