Quem aqui não sabia que hoje, dia 14 de março no Brasil, mas dia 03/14 (também 14 de março) nos Estados Unidos é comemorado o Dia do Pi???? Pois é, para os que realmente não estão entendendo bulhufas do que estou falando, hoje é o dia em que se comemora a constante!

O Dia é comemorado sempre no dia 14 de março (3/14 nos EUA), por 3,14 ser a aproximação mais conhecida do famoso Pi. O auge das comemorações acontece as 1:59 da tarde (porque 3,14159 = π arredondado até a 5º casa decimal).

Se arredondarmos π para a sétima casa decimal, teremos 3,1415926, fazendo da 1:59:26 do dia 14 de março o Segundo do Pi (existe uma discussão a respeito, para alguns o Segundo do Pi foi em 14 de março de 1592, às 6:53:58).

Para os curiosos de plantão: Saibam que no dia 14 de março também é comemorado o dia do nascimento de Albert Einstein, o que agrega mais fãs ainda à causa do Pi.

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium de São Francisco em 1988, com público e funcionários marchando em torno de um dos espaços circulares do museu, e depois consumindo tortas de frutas, no ano seguinte, o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.

O fundador do Dia do Pi foi Larry Shaw, o “Príncipe do Pi”, atualmente fora do Exploratorium, mas ainda colaborando com as celebrações. Recentemente, uma celebração do Dia do Pi foi incorporada ao Second Life. O Instituto de Tecnologia de Massachussetts costuma enviar suas cartas de aceitação de modo a serem entregues aos pretendentes a alunos no dia do Pi (mas é uma questão imprevisível esta né?).

Mas porque tortas? Em inglês, o nome da constante Pi e a palavra Torta ~Pie~ tem pronuncia idêntica. Por isso a tradição de comer tortas nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em formato redondo.