As características do Neem: Preserva Mundi!

-por , em 29/04 -
As características do Neem: Preserva Mundi!

Bom de evento é poder fazer contato com gente que pensa como você e que vê o mundo mais ou menos pelo mesmo prisma que você. Neste Sustainable Brands, conheci a Romina, uma fofa que, com seu pai, toca uma fazenda na Amazônia (que estou doida para conhecer) e que divulga pelo Brasil seu produto, o Neem. Para quem não conhece, o Neem é uma planta tradicional da Índia, utilizada há séculos pelas famílias daquele país. Há inúmeros usos para a planta, entre eles se destacam:  o fortalecimento da saúde, repelente natural para a casa e para as áreas externas, fitoterápico natural, repelente natural para o campo e fertilizante natural. Vou falar mais um pouquinho dele no texto.

Uma das coisas que mais observei neste Sustainable Brands foi que o pensamento sustentável está ficando mais claro na mente de todos os brasileiros, ou melhor, pelo menos na mente dos brasileiros que pesquisam e se interessam pelo assunto. Por mais incrível que possa parecer, tem muito brasileiro interessado e engajado sim. Muito orgulho que me deu. Uma das iniciativas que mais me chamou atenção foi o da Romina e de seu pai, que eu nem conheço ainda, mas estou super curiosa. Eles são donos da Fazenda Preserva Mundi, lá na Amazônia, no Pará e plantam o Neem, uma árvore que parece fazer milagre naturalmente, sem nenhuma toxina ou produto proibido.

preserva mundi

A Preserva Mundi é uma fazenda que produz produtos naturais e orgânicos a base de Neem (Azadirachta indica), Noni (Morinda citrifolia) e também óleos amazônicos. A empresa surgiu da paixão de seus idealizadores pela árvore de origem indiana, o neem, que visualizaram a planta como uma possibilidade de alternativas para agropecuária, na solução de desafios como pragas e doenças em plantações e animais e na substituição de agrotóxicos e outros produtos químicos com efeitos nocivos sobre a saúde e o meio ambiente. O crescimento da agroecologia e estudos há pelo menos 60 anos tornou ainda mais evidente a necessidade de alternativas para a produção orgânica. Isso mostrou um caminho promissor para o neem.

sabonete neem

PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NEEM

Fortalecimento da saúde: o neem possui muitas propriedades medicinais, é antiséptico, antibacteriano, antiviral, antiinflamatório.
É utilizado na pele para combater a acne, manchas de pele, psoríase, dermatites, alergias, micoses. Controla a queda de cabelo e a caspa. É ótimo no combate ao piolho.

Repelente natural para a casa: repele naturalmente pragas e insetos, podendo ser utilizado tanto para uso pessoal, como no armazenamento de alimentos e grãos

Fitoterápico natural: atua no controle de pulgas, carrapatos, sarna, alergias, micoses, úlcera bovina, mosca do chifre, bernes, vermes intestinais.

Repelente natural para o campo: pulverizado sobre as plantas, os extratos de neem combatem pragas comuns nos campos, como pulgões, lagartas, cochonilha, besouros, percevejos, fungos e doenças causadas por eles.

Fertilizante natural: o neem ajuda na produção plantas maiores e mais saudáveis, além de agir no controle de pragas subterrâneas e nematóides. Aumenta a população de minhocas no solo.

neem

Em 2005 surge a Preserva Mundi, conhecida também como a “Fazenda do Neem”, localizada na Floresta Amazônica e com aproximadamente 50 hectares. A fazenda fica em São João de Pirabas, a 230 km de Belém. Está nas proximidades de rios e riachos, mantém área de mata preservada e já possui 160 mil árvores de neem, e 10 mil árvores de noni. O clima da região, parecido com o da Índia, favorece a plantação.

Os idealizadores sempre trabalharam com fazendas (plantações de soja e frutas). Posteriormente, estudaram o neem por um ano, investindo no uso do óleo. Após dois anos observando os ótimos resultados do Neem nas plantações, investiram em outros produtos e estudaram sua viabilidade financeira e ecológica em diversos sistemas de produção, como agricultura, apicultura, pecuária, jardinagem e animais domésticos. Já a produção de noni é mais recente, com o sucesso da fruta em todo o mundo, graças as suas propriedades medicinais. A empresa investiu especialmente na produção do suco de noni orgânico. Acesse o site da Fazenda Preserva Mundi e conheça todos os produtos que eles fabricam, eu já estou fazendo minha encomenda de repelente animal para colocar no Luke e na Leia! 😉 #organicoacimadetudo

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você