O que você diria se encontrasse uma pessoa com olhos reflexivos como os de um gato? E ainda capaz de enxergar no escuro? Inacreditável? Os X-Men chegaram? Talvez. Mas é o que está agitando a imprensa chinesa no dia de hoje, 22 de agosto de 2013. Em Dahua – China há um jovem identificado por possuir visão noturna. Diz-se que seus olhos azuis (menos comuns à sua etnia) assim como os dos gatos siameses “mudam de cor”, tornado-se verde neon quando iluminados por uma lanterna e que ele é capaz de ler no escuro.

O caso ficou conhecido há três anos, e na época, ganhou pouca atenção. Se Nong Yousui realmente tem uma mutação genética que lhe confere visão noturna, não seria interessante pesquisar sua genética? Biólogos evolutivos e geneticistas agora concordam com isso e querem entender como é possível.

Segundo dizem, sua visão noturna é ocasionada por uma camada de células, a chamada tapetum lucidum, que existe nos olhos dos felinos. Esta fina camada é uma espécie de ‘retroreflector’. Quando um feixe de luz bate, ela reflete a luz diretamente de volta, permitindo assim que Nong Yousui possa enxergar como alguns animais, em baixíssimas taxas de luz.

Seria fácil testar os olhos do menino para a retroreflexão, o que seria um indicativo de um tapetum lucidum”, disse Nathaniel Greene, físico do Bloomsburg University of Pennsylvania. Para tal teste, bastaria utilizar uma lanterna. Mas os repórteres insistem em dizer que quando isso ocorre, seus olhos parecem normais. De acordo com James Reynolds, oftalmologista da Universidade Estadual de Nova York, se ele possuísse o mesmo efeito dos felinos, isso poderia ser capturado facilmente com qualquer câmera, assim como ocorre em documentários de leopardos.

Declara-se que não há como uma mutação genética única produzir tal efeito. Tal evolução deveria levar gerações, pois a evolução é incremental e não acontece em uma única vez. Mas mesmo que ele não possua olhos de gato, sua visão noturna é inquestionável, tendo sido comprovada por vários testes. E isso gera a questão: teria ele uma maior quantidade de células receptoras de luz em seus olhos ou seria uma farsa?

Compartilhe: