O Iron Maiden tem uma coletânea de músicas inspiradas em livros, você sabia disso? Quem não costuma misturar músicas com livros possivelmente não faz ideia de que esse é um mundo completamente paralelo e que existem sim, muitas músicas inspiradas em obras diversas. Para ajudar vocês a fazer uma pequena associação, vou começar com uma música bem clássica do Iron, uma que quase todo mundo conhece: The Sign of the Cross do romance O Nome da Rosa.

 

The sign of the cross; The name of the rose; A fire in the sky; The sign of the cross…

 

O livro O Nome da Rosa de Humberto Eco é um romance medieval onde crimes envolvendo um monastério, um frade e um noviço nos deixam extremamente ligados. Não vou me aprofundar no livro, mas caso alguém tenha interesse em procurá-lo para ler, super recomendo. Outro clássico transformado em música pelo próprio Iron Maiden foi o The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera). A trama é bastante conhecida no mundo inteiro, trata-se de um romance homônimo de Gaston Leroux que foi adaptado para o teatro e para o cinema.

 

A música repercutiu em várias turnês da banda, até porque, na época ela era um grande diferencial. A banda demonstrou ao mundo seu grande potencial e sua grande criatividade provando que a cultura deles era muito extensa. A ideia de escrever músicas inspiradas em livros foi crescendo e acabou tomando conta de Bruce, que se aprofundou na história de Alexandre, O Grande com a música The Great. A música falava sobre a morte de um grande general macedônico que quase dominou o mundo inteiro entre 356 a.c. e 323 a.c.. O início da música deixa bem claro a partida para a conquista mundial…

 

My son, ask for thyself another kingdom; For that wich I leave is too small for thee…

 

Por muito tempo essa música não havia sido tocada, até que eles cederam em 2009 e 2011. Para finalizar, um pouquinho da história do Iron, porque vocês não ouvem toda a coletânea deles e prestam bem atenção se a literatura não está totalmente por dentro das suas criações?

 

The sign of the cross…

 

 

The phantom of the opera…

 

 

Alexander the great…

 

 

Perfil Arthecia

Arthecia Ferreira

Curtiram a curiosidade?
Facebook | Twitter