MÚSICA | Você conhece tudo sobre kpop?

MÚSICA | Você conhece tudo sobre kpop?

SAIBA MAIS SOBRE ESSE ADORADO ESTILO!

Olá, coxinhos e coxinhas! Hoje é dia de falar sobre mais um estilo musical no quadro “Que Estilo É Esse?“. O escolhido de hoje é o famosíssimo kpop! Uau! Kpop por aqui? Sim! E eu te apresento, se você não entende de onde veio esses coreanos com coreografias super conceituais.

kpop é um gênero musical que mistura todos os elementos musicais populares da cultura sul-coreana. O termo surgiu na Coréia do Sul em meados de 1990 com influências dos estilos antigos da década de 1960.

A princípio, o estilo quis nomear uma evolução na música nacional, que caminhava para a modernização, afinal já misturava estilos musicais do ocidente como pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk e country, além de suas tradições sul-coreanas. O primeiro grupo de kpop foi o Seo Taiji and Boys, um grupo formado por três pessoas durante os anos 1992 e 1996, e foi através deles que o gênero se tornou conhecido, o que contribuiu para que a música sul-coreana fosse ouvida em todo o mundo.

Mas engana-se (I) quem pensa que foi por causa deles que o kpop ficou conhecido mundialmente. Após o encerramento das atividades de ST&B, o primeiro grupo caracterizado como idol surgiu: H.O.T foi pioneiro na categoria e a partir dele, grupos como Sechs Kies, S.E.S., Fin.K.L, NRG, Baby V.O.X., Diva, Shinhwa e g.o.d surgiram. Com a crise asiática, muitos deles precisaram lançar trabalhos em outros idiomas e até fechar as portas, acarretando uma crise musical também.

Nos anos 2000, a promoção do kpop foi salva graças à um novo movimento conhecido como “Onda kpop”, que contou com continuidade do grupo Baby V.O.X, que com a música Coincidence ficou famoso em toda a Ásia após promover o single durante a Copa do Mundo de 2002 na Coréia do Sul. Seguindo o movimento, a cantora boA e o cantor Rain apareceram no cenário musical sul-coreano em busca da popularização do estilo.

A partir de 2005, o surgimento de boybands ficou marcado como “a segunda geração do K-pop”. Em 2005, o grupo Super Junior estreou e logo de cara se tornou primeiro artista sul-coreano a vencer o Teen Choice Awards. Um ano mais tarde, o BIGBANG tornou-se o primeiro artista sul-coreano a vencer o Europe Music Awards, entrou na parada musical Billboard 200 e fez a maior turnê mundial já realizada por um artista sul-coreano.

O público feminino voltou a aparecer em 2007 com as Wonder Girls, que entraram na parada Billboard Hot 100 e, no mesmo ano, as Girls’ Generation receberam o prêmio de Vídeo do Ano no Youtube Music Awards.

Mas engana-se (II) quem acha que foi por causa deles que o mercado mundial se abriu para o kpop. Na era da internet, a promoção ficou bem mais fácil e foi a partir de uma mídia social que o rapper sul-coreano Psy se tornou conhecido. Dono do hit de 2012 Gangnam Style, música com um refrão chilete e uma coreografia muito legal, Psy caiu nas graças do pessoal e teve o primeiro vídeo da história do Youtube a atingir 1 bilhão de visualizações!

kpop possuí vários termos que são utilizados por fãs, como bias. Abaixo trago para vocês algumas definições de acordo com o site kpop sweet dream:

  • Bias: o favorito em um grupo;
  • Bias ruiner: o substituto do seu bias anterior;
  • Ultimate bias: o seu favorito de todos de todos os grupos existentes;
  • MV: music video (vídeo musical);
  • Idols: grupos musicais;
  • Fanservice: coisas que os idols fazem para os fãs (como trocar carinhos entre si);
  • Trainee: artista/grupo que se prepara para entrar no mundo musical;
  • Debut: primeiro trabalho de um grupo/artista;
  • Rookie: grupo com menos de um ano de existência;
  • Comeback: quando um artista/grupo lança algo novo;
  • Aegyo: atribuido ao ato de fazer careta ou expressão fofa para tirar foto;
  • Antis: são os famosos haters, os que odeiam um determinado grupo/artista e se unem contra ele;
  • Hanboks: roupas tradicionais coreanas.

Abaixo separei a melhor playlist de kpop do Youtube:

Gostaram de conhecer mais sobre o kpop? Fiquem ligados no site, no próximo dia 21 de abril (penúltima sexta do mês) estarei de volta com mais um estilo!

Veja mais sobre Música

Vitória Corrêa
por

Vitória Corrêa

A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Embora formada em técnico em informática, anseio por me tornar uma jornalista esportiva.

Recomendamos para você