SEMPRE É BOM CONHECER MÚSICA NOVA (E BOA)!

Olá coxinhos e coxinhas! Preparados para conhecer mais um estilo musical? No post de hoje do quadro “Que estilo é esse?” quero lhes apresentar o Folk. Quando se fala em folk o que vem à cabeça? É bem provável que você nunca tenha sequer pensado no que é ou que isso é um estilo, mas, felizmente, o meu papel aqui é te contar tudinho sobre isso! “Bora”?

O termo folk surgiu no século XIX e significava a música feita pela sabedoria popular. O nome que o movimento recebeu (folk lore) demonstrava exatamente isso: uma música feita pela sociedade pré-industrial, longe da cultura urbana. Influenciados pelo tradicional movimento outros subgêneros surgiram, como o indie folk, folk rock e electric folk. O termo folk rock, por exemplo, surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos e Canadá e é um estilo musical que combina música tradicional com rock, seu som é composto por vocais afinados e usa instrumentos elétricos, como guitarra elétrica, de forma pura.

Durante o século XX o termo folk recebeu um segundo significado: começou a ser associado à cultura da música tradicional rural ou que de outro modo recebeu influencia. É constantemente associado ao passado, ou melhor, às origens, dos povos rurais, ou seja, entona o estereótipo “caipira”. No Brasil, a música folk ou música folclórica se remete às cantigas de roda.

Dentre os artistas mais populares de folk estão The Lumineers, Mumford & SonsSons of The East e, representando o Brasil, a banda Suricato.

Abaixo trago-lhes uma playlist do Youtube com vídeos de FolkIndie (o primeiro estilo falado). Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=aVvXWQByO6k&list=PLoUFiZUW19QTvm7qbeVSCH0AZDm3YwWyE

Se você não leu o primeiro post do quadro, clique aqui.

Depois de ouvirem a playlist, quero que deixem seus comentários falando sobre o que acharam do post e do estilo. Você já tinha ouvido algum desses artistas, mas não sabia qual seu estilo? Conta para a gente! Te vejo na penúltima semana de março!

Leia mais sobre Música.