O QUE ED SHEERAN FEZ PARA AS PESSOAS?

Diferente, mas novo o post de hoje é uma polêmica. Uuh! O Ed Sheeran é bem conhecido mundo a fora e por isso tem fãs apaixonados e também diversos haters. Porém, o foco aqui não são essas pessoas, mas as pessoas num geral. Não entendeu? Segue aqui.

Edward Christopher Sheeran nasceu em Halifax, Inglaterra, no dia 17 de fevereiro de 1991 e é cantor e compositor. Ed ficou conhecido em 2011 quando lançou um EP independente e chamou a atenção de Elton JohnJamie Foxx; logo depois ele assinou contrato com uma gravadora e lançou um álbum. No ano seguinte, ele passou a ser conhecido internacionalmente quando participou do álbum Red da Taylor SwiftSheeran possuí três álbuns de estúdio, + (Plus)X (Multiply)÷ (Divide), todos foram muito bem aclamados pela crítica, inclusive indicando o cantor na categoria Álbum do Ano do Grammy de 2015 com o Multiply.

Direto ao ponto do post: por que as pessoas odeiam o Ed Sheeran? Talvez seja a fama, talvez sejam suas músicas, seu conteúdo, seu rosto, seu modo de vestir e tudo o que pode ser julgado pelas pessoas. Então, vamos analisar. Um: Sua música é boa, eu posso assegurar, embora tenham algumas um tanto chatas. Dois: O conteúdo é sempre sobre amor, coração partido ou alguma vivência dele. Três: Ele não é bonito, apesar de eu já ter lido que é, particularmente eu não acho e há muitas pessoas que concordam comigo. Quatro: Ele é estiloso e casual ao mesmo tempo, ele veste coisas que você usaria.

Ed nunca foi um cara polêmico, mas volta e meia está jogando shade para algum artista, mesmo sem perceber. Apesar dos items citados acima, ele é um pouco machista em suas canções e esse é um bom motivo para odiá-lo. Em resumo, em algumas músicas que ele fala sobre relacionamentos terminados, claramente ele se coloca acima como se fosse a vítima, como se não entendesse o motivo do término. Além disso, ele fala que a garota em questão nunca encontrará um cara melhor que ele ou que será feliz. Em New Man, por exemplo, ele revela ser abusivo quando diz que está no Instagram da ex stalkeando-a às vezes. Geralmente, mulheres demoram para superar um coração partido, mas o Ed com certeza demora mais!

Seguindo nessa análise das músicas, Don’t foi escrita para a cantora Ellie Goulding. Apesar dela dizer que eles nunca namoraram, e que os dois apenas ficaram, ele a acusou. Quando eles já não tinham mais nada, o cantor escreveu na letra da canção que ela o traiu com um amigo. Aqui, Sheeran está agindo como um babaca com quem você não quer mais se encontrar, mas que se acha no direito de cobrar explicações mesmo assim. Além do mais, ele ainda diz que “achava que ela era diferente” só porque ela se envolveu com outro. Isso soa terrível para mim. Deve ser o motivo pelo qual eu não ouço as músicas dele, a não ser Lego HouseShape Of You.

Aliás, Shape Of You é um motivo também. A música é legal e chiclete, deve ser por isso que esteve no topo das paradas, quebrando recordes. Mas, a canção é uma fraude. Como assim? Ed Sheeran foi acusado de plágio pelo grupo TLC. O caso é que ele usou a melodia da música No Scrubs sem que os produtores ou o grupo permitisse. Para se livrar do julgamento, ele colocou o nome desses produtores nos créditos de Shape Of You.

Essa não é a primeira vez que o cantor é acusado de plágio. No ano passado, ele foi acusado de usar os arranjos harmônicos e a melodia de Let’s Get It On do Marvin Gaye em Thinking Out Loud; a família de Marvin Gaye já ganhou outros processos por plágio, sendo um deles contra o Pharrell Williams na música Blurred Lines. Mais famosa que as duas anteriores, Photograph também não é original. O que acontece é que, desta vez Ed Sheeran resolveu usar algo “desconhecido” em sua música. Ele foi acusado de plágio pelo cantor Matt Cardle, vencedor do X Factor 2010, que afirma que o refrão é idêntico ao de sua música Amazing.

Pode até não parecer, mas o artista “fofo e meigo” que você ouve no rádio é um tanto ofensivo. Seja nas suas canções, seja no seu modo de agir. Para completar esse mar de coisas negativas, Ed Sheeran ainda afirmou para uma revista que ele é o artista masculino mais influente da sua geração. O mais engraçado é que situações como essa não eram vistas em entrevistas passadas. Será que ele está se tornando um babaca ou ele sempre foi e nunca percebemos?

Para encerrar, recentemente ele fez uma participação em Game Of Thrones. Curiosamente ou não, o produtor da série estava tentando a participação dele há quatro anos. Depois de um tempinho, a série retornou com a sétima temporada no último dia 17. Sheeran apareceu como um soldado, que acaba encontrando Arya Stark. A participação dele foi uma surpresa para a interprete de Arya, Maisie Williams, uma fã do cantor. Porém, esta não foi bem aceita pelos fãs da série, que dispararam ódio contra ele. Apesar de ter negado que este seja o motivo, o cantor deletou sua conta no Twitter. Sua relação com a rede social nunca foi a melhor, mas a exclusão deixou todos pensando no motivo.

Assim como todos os artistas, Ed Sheeran é uma figura pública e está sujeita a julgamentos. Neste post, expressei apenas a minha opinião e, apesar de tudo, eu não o odeio. Parece brincadeira chegar até aqui e ler isso, mas a verdade é que não tenho muita simpatia por ele. Ele é amigo de algumas pessoas que admiro, mas não me cativa. Escrevendo este texto eu percebi que eu não perco nada ignorando-o.

Veja mais sobre Música.