Há 33 anos fomos apresentados a um arcade simples, mas que mudaria o mundo dos jogos.  Para jogá-lo, o usuário só necessitaria de uma simples moedinha que em troca, lhe renderiam alguns minutos de diversão e estratégia enquanto controlava um certo “jumpman” que corria, pulava barris e subia incontáveis escadas para salvar uma jovem donzela das garras de Donkey Kong. Mal imaginava a Nintendo, ao fazer este jogo, que o fofo pulador 8-bit, apresentado como Mário, o encanador, poderia ser tão adorado como é hoje.

Mas acontece que os anos passaram e esse encanador, também salvador oficial da realeza nas horas vagas, ganhou mais e mais títulos carregando seu nome! Também um irmão, um arqui-inimigo novo e, até mesmo uma possível namorada! Ou seja, sua família cresceu e da mesma forma o seu número de fãs. A prova disso está nos dias de hoje, onde facilmente vemos FanArts, cosplays, jogos com o mesmo estilo, histórias, itens colecionáveis e até mesmo decorações de quartos inspiradas nos jogos de Mário. Com tudo isso, só o que faltava era um museu dedicado ao moço, não é mesmo? Mas veja só! Aconteceu!

record-mario-bro-collection

O “Museum of Mario – Museu do Mario” é uma espécie de infográfico virtual, feito pelo HTML5 Hub e pela IGN. Nele, a história de Mario é contada desde sua primeira aparição no jogo de Donkey Kong até a atualidade, com sua participação nos títulos para Wii-U, como “Mario 3D Land” e “Mario Kart 8”. A apresentação é dividida em eras, que correspondem às diferentes fases de evolução do vídeo-game, passando por 8-bit, para 16-bit, 3D era e assim por diante. E claro, cada slide do infográfico possui um fundo interativo que ilustra o que está sendo contado nas pequenas caixas de texto. Vale a pena conferir!

mario_mundi

E é assim, que mais uma vez eu me despeço! Dessa vez, não deixarei nenhum vídeo interessante, mas sim um link direto para que você faça sua visita ao museu. O site está completamente em inglês, mas mesmo se você não entender o que está escrito, ainda pode ser interessante dar uma olhada por cima e relembrar de quando você também se deliciou com os jogos do Mário. Beijinhos e até a próxima!

Clique AQUI para visitar o Museu do Mário.

Compartilhe: