Em um final de tarde ensolarado e fresquinho em Paraty, paramos na porta da Casa Folha para assistir Xico Sá falando tudo o que sabe e quer sobre o futuro do jornalismo, mulheres e crônicas! Um deleite para quem gosta de um bom papo com ótimo conteúdo! O espaço ficou lotadíssimo e só pudemos ouvir sua voz (marcante e brasileiríssima), mas mesmo assim valeu muito a pena! Xico é hilário e arrancou gargalhadas de um público que variava, juro, entre 10 e 90 anos! Muita gente, de tudo quanto é gosto e lugar! Para ler nosso primeiro post sobre a FLIP, clique aqui e para ler sobre Poesia e Prosa com Gregorio Duvivier, clique aqui e divirta-se um pouquinho mais!

Xico falou na conversa sobre suas influências literárias e os velhos truques clássicos a que recorrem os cronistas. “Tem sempre a crônica sobre o nada, sobre a falta de assunto. De Rubem Braga a Antônio Maria, passando por Paulo Mendes Campos, todos os grandes cronistas já se depararam com o vazio”. Segundo Xico, os truques vão se acumulando à medida que o cronista vai sendo calejado pelo ofício. “Se falta cinco minutos para entregar e eu não consegui escrever nada, vou à estante, recorro a citações, crio diálogos imagináveis entre livros e autores e uma hora sai”.

A conversa com Xico teve muita interação do público que estava na Casa Folha e acabou se estendendo para a relação do cronista com as mulheres – tema sobre o qual Xico trata quase sempre -, o futebol, a bebida e o jornalismo. “Querer saber como será o futuro do jornalismo é adivinhar o que querem as mulheres ou o que querem as manifestações de rua no Brasil. É tudo e é nada, é um exercício de adivinhação”. Ainda assim, o escritor não se esquivou de um palpite. “Acho que o futuro do jornalismo está na grande narrativa, na história contada, que seja um misto de reportagem crônica”.

O bate papo foi incrível e o público aplaudiu bastante! Aquele tipo de momento que parece mais que estamos na sala de casa conversando com um amigo do que em um evento da Folha de São Paulo em pleno Centro Histórico de Paraty, na FLIP! 😉 #amamos <3

Compartilhe: