Palestrante convidado da manhã de hoje, na abertura da EXPOCINE 2020, John Fithian, Presidente da NATO (National Association of Theatre Owners), foi franco quanto aos desafios da indústria do cinema frente à pandemia, os efeitos do lançamento de filmes como “Mulan” (Disney) diretamente no streaming e a importância do apoio governamental. Seguem abaixo alguns destaques da palestra moderada pelo jornalista J. Sperling Reich, do site Celluloid Junkie.

“Em Hollywood, os estúdios estão com medo de lançar filmes nos cinemas. Temos conversado seguidamente com os estúdios sobre os adiamentos das estreias. Entendemos que tenham medo, mas precisamos sobreviver até que seja seguro uma reabertura de todos os mercados ao mesmo tempo. Não sabemos quando isso será. Verão de 2021? Verão de 2022? Peço desculpas aos meus colegas da América Latina pela forma como o governo americano lidou com a pandemia da Covid-19. A má gestão acabou provocando a situação que temos hoje de Nova York e Los Angeles com os cinemas fechados. E por isso os estúdios americanos não estão lançando os filmes. Nem mesmo aqui, onde muitas cidades já estão com os cinemas abertos. Temos que acreditar que os estúdios são nossos parceiros. Conversamos muito com a Warner Bros, com (Christopher) Nolan. É disso que precisamos agora, de apoio.” 

O primeiro dia da EXPOCINE foi aberto pelo CEO da Tonks e idealizador da convenção Marcelo Lima. Ele lamentou que não estejamos comemorando os números gigantescos do ano passado, mas falou também do aprendizado de todo o setor ao longo do ano de 2020, destacando em especial do movimento #JuntosPeloCinema e o fortalecimento das entidades representativas de classe. E disse que a EXPOCINE se transforma num ambiente catalizador para a virada positiva do cinema.

A EXPOCINE 2020 é o maior evento da América Latina voltado à indústria cinematográfica. Com participação dos mais relevantes players do setor – entre produtores, distribuidores, plataformas digitais e outros profissionais do mercado –, a convenção conta com duas salas virtuais de conteúdo contínuo divididas da seguinte forma: uma dedicada exclusivamente às distribuidoras de cinema, que apresentam conteúdos de seus próximos lançamentos; e a outra com palestras, debates, workshops e pitchings de projetos audiovisuais. O evento tem também os keynotes e um espaço interativo para networking e fechamento de negócios.

A EXPOCINE 2020 acontece virtualmente hoje e amanhã, com apresentação dos line-up dos maiores estúdios internacionais e nacionais, debates relevantes sobre o mercado hoje e encerra seus dois dias de maratona com um Pitching, estimulando a produção de novos conteúdos.