Quando se fala em Jostein Gaarder, logo se pensa em Mundo de Sofia ou talvez nem isso, talvez a colocação correta é falar que: quando se fala em Mundo de Sofia procura-se saber quem é Jostein Gaarder, pelo menos os mais curiosos como eu, e garanto que há um Universo muito mais amplo a se descobrir sob as linhas deste autor que sempre encanta com as suas páginas sempre regadas de muita filosofia, reflexão e porque não dizer mágica, porque eu posso dizer que é mágica o que permeia as linhas destes fantásticos livros. Está procurando algumas sugestões de livros? Vem comigo que te apresento o Mundo muito além do de Sofia, apresentando Jostein Gaarder.

Para início de conversar, Jostein Gaarder é um escritor norueguês e estudou filosofia, teologia e literatura. Escreve livros desde 1986, mas ganhou uma projeção maior, inclusive mundial, em 1991, ao escrever o Mundo de Sofia, que com certeza é seu romance de maior sucesso. Todos os seus escritos tendem a ter um grande conteúdo de filosofia, o que me é muito interessante, uma vez que me interesse muito pelo tema, e também consegue aplicar os conhecimentos deste tema, que às vezes é temida por muitos, de uma maneira suave e interessante, fazendo com que as pessoas passem a querer conhecer, tamanha é a quantidade de aventura que transita por meio de todo o conhecimento que seus livros carregam.

Infelizmente eu ainda, AINDA, não li todos os livros do autor, mas já li alguns, e creio que posso falar um pouquinho de cada um deles, que fica aqui como uma sugestão para vocês, e como já falei, garanto que vocês não vão se arrepender! Para começar, claro que vou falar do Mundo de Sofia, afinal, por mais que a obra do autor não se resuma só a esse livro, não deixa de ser o mais importante de todos, né?

O Mundo de Sofia

O Mundo de Sofia é a história de uma menina que nas vésperas de fazer 15 anos começa a receber bilhetes e cartões postais, no mínimo, estranhos. Porque simplesmente se trata de um curso de filosofia por correspondência, além de perguntas filosóficas que mexem com a cabeça da menina, é um curso de filosofia que vai dos pré-socráticos aos pós-modernos e é claro que Gaarder coloca uma grande pitada de aventura, com mensagens tipo quebra-cabeça para irmos desvendando ao longo do livro e garanto, é uma leitura que faz com que não queiramos largar o livro. Admito, é uma leitura muito pesada mesmo, por conta de toda a história da filosofia contida nestas páginas, além das reflexões que automaticamente ela nos propõem, mesmo que não percebamos, mas que o escritor contorna facilmente pela aventura vivida por Sofia e os mistérios que ela tem que resolver. Em 1999, o romance foi adaptado para filme, mas não foi muito difundido para fora da Noruega, tanto que só veio para o Brasil, oficialmente em 2008.

O Dia do Curinga

O próximo livro de que falarei é O Dia do Curinga, uma história que fala de Hans-Thomas e seu pai que saem de Noruega a vão até a Grécia, à procura da mulher que os deixou há 8 anos, para se encontrar e não voltou mais. No meio da viagem, Hans-Thomas encontra um livro que desenvolve uma narrativa paralela, em que podemos encontrar mitos gregos, cartas de baralho, maldições e que transforma a viagem de Hans em uma incrível jornada de auto-conhecimento e iniciação à busca de conhecimento e filosofia. Posso dizer que esse é o livro que mais gosto, já li 3 vezes… E não leio de novo, porque eu tenho uma montanha de livros pra ler… Mas, o engraçado é que, por entre as metáforas e as cartas de baralho, o curinga, as famílias que os naipes representam, a busca da mulher amada, do conhecimento, do auto-conhecimento, todo mundo cresce, todo personagem, inclusive aquele que não tinha isto por meta… E até mesmo o leitor, que embarca, juntamente com os personagens, para uma viagem para dentro de si. Recomendadíssimo!

Maya

Outro livro de Jostein que também li, foi Maya, escrito em 1999, traz a história de Frank, um paleontólogo que está pesquisando no arquipélago de Fiji, na Oceania. Aos poucos, vão aparecendo seres e pessoas que faz com que o cientista comece a duvidar da lógica das coisas, virando seu mundo completamente ao avesso. Neste livro, o autor reflete sobre os diferentes campos do conhecimento humano e através de viagens da origem do Universo e da compreensão da origem das espécies, o escritor nos propõe uma reflexão para buscarmos respostas para questões mais primárias como “Quem sou eu?”. Posso dizer que é um livro muito intrigante, curioso e interessante. Exótico, também. Pretendo ler mais uma vez para conseguir absorver a magnitude a complexidade que a história nos propõe.

Através do Espelho

E por fim, vou falar de mais um livro, Através do Espelho, que não fala da vida, mas sim da morte de Cecília Skotbu. Ela tem uma doença terminal, não falam declaradamente qual doença é, eu penso ser câncer, mas, mesmo assim, a menina não deixa de viver. Ela passa a anotar tudo o que vive e aprender em um caderninho e junto com o anjo Ariel, ela descobre coisas sobre a criação, o Universo, céu e o ser humano, até chegar a sua hora. Sim, o livro é uma preparação para morte, mas, por se tratar disso, se torna um livro cheio de vida. É considerado um livro infanto-juvenil, mas talvez seja por isso que o livro seja tão bom. É carregado de uma amabilidade e doçura tamanhas, que é impossível não se emocionar e chegar às lágrimas ao fim da história. Não porque você esteja triste, mas por estar completamente emocionada, por ver através do espelho de Cecília, algo que simplesmente, fechamos os olhos e nos recusamos a ver!

Jostein Gaarder livros

Claro, deixei de citar vários títulos do autor, inclusive títulos que também li, mas, se você está a procura de uma leitura mais profunda, inteligente e intimista, Jostein Gaarder é, com certeza, o nome mais recomendado para você! Podemos contar com cerca de 19 títulos do autor, falando de diversos assuntos, mas sempre cercado de muita filosofia e reflexão. O próximo que pretendo ler do autor se chama O Vendedor de Histórias, mas não deixem de pesquisar e ver qual história se encaixa melhor para a sua história! Espero que tenham gostado da dica e venham viajar comigo, nas páginas e mágica que este autor tem a oferecer!