A paisagem urbana pode muitas vezes ser fria, cinza, triste e sem graça. Mas uma artista plástica americana resolveu que mudaria isso! Veja só como ela conseguiu trazer algo inusitado para a caótica paisagem das ruas.

Paige Smith vive, trabalha e ama o Distrito das Artes em Downtown – Los Angeles. Seu projeto mais recente, e seu primeiro esforço como uma “artista de rua”, é o Geode Urbano. Ela encontra os buracos, canos, cantos e recantos, no exterior dos edifícios degradados de seu bairro e os enche com belas Geodos. Trata-se de dobraduras inspiradas nas estruturas geológicas, feitas para parecerem afloramentos de rochas semipreciosas ou pequenas minas de ouro, e que são estruturadas inteiramente de papel e pintadas com tinta spray em tons de ouro, rosa, preto, prata ou roxo.  Tudo isso com a intenção de gerar uma reflexão sobre a decadência urbana naqueles que os encontram.

 

Eu imagino que deva ser um prazer, ao caminhar distraído pela metrópole, num momento em que se deixa o olhar vagar, encontrar uma dessas pequenas obras. Seria praticamente uma caça ao tesouro percorrer o distrito onde Paige mora, buscando localizar lugares por onde ela possa ter passado!  Também acho que seria bastante divertido ver algo similar aqui nas terras tupiniquins… Deparar com uma pequena surpresa, colorida e brilhante, num cantinho esquecido do mundo! E que tal pensar sobre isso? Você não gostaria de tentar? Fazer a sua própria intervenção urbana?

Você pode encontrar mais sobre a artista e muitas fotos de seu trabalho na pagina A COMMON NAME STUDIO