Mitos e verdades sobre a limpeza da nossa casa!

-por , em 08/11 -
Mitos e verdades sobre a limpeza da nossa casa!

Quem não se lembra da mistura bombástica que nossas avós faziam para limpar a casa? A famosa água sanitária com sabão em pó! Muitos ainda não sabem, mas essa mistura faz muito mal para a nossa saúde respiratória e pele e é exatamente por causa de produtos que nos prejudicam, que as empresas de produtos de limpeza começaram, de uns tempos para cá, a mudar o perfil do que é ofertado aos consumidores. Os limpadores de vidro, panos especiais e produtos com peróxido (alvejante sem cloro) estão sendo adaptados ao uso doméstico, mas a maioria das pessoas ainda não sabe muito bem como utilizá-los. Pensando exatamente nos homens e mulheres que cuidam de suas casas sem muita experiência, a maior rede de franquia de limpeza profissional do país, a House Shine, resolveu nos dar algumas dicas com mitos e verdades sobre a limpeza!

Os produtos caseiros ajudam muito, claro, mas na maior parte das vezes, devido à falta de conhecimento, acabam danificando os tecidos e trazendo prejuízos financeiros. Por exemplo, o uso de Bicarbonato de Sódio para clarear tecidos pode causar problemas à peça, já que ele é um sal abrasivo, que desgasta o tecido ou qualquer superfície onde for aplicado. O álcool, além de ser inflamável, é o maior causador de acidentes com queimaduras. Também é um solvente que tira a tinta de eletrodomésticos. Em superfícies com verniz dissolvem os revestimentos, o mesmo acontece com a água sanitária que, além do cheiro forte, mancha tudo que possui pigmentação (madeiras, pinturas, têxteis, e etc). Por maior cuidado que as donas de casa tenham com a água sanitária, ainda é o maior causador de manchas nos tecidos.

cleaning

VARRENDO A CASA

A poeira dos ambientes domésticos é ampliada demais quando varremos a casa, sabia? Na verdade, ficamos jogando poeira de uma ambiente para o outro, sem perceber e no fim das contas, pouquíssima parte do pó é efetivamente recolhida e jogada fora. A maior parte do que está no piso acaba voltando para os locais altos como sofás, camas, mesas e muitos outros móveis. Como se já não bastasse, os microrganismos, como por exemplo os ácaros, são multiplicados quando varremos.

PASSANDO PANO NA CASA

É bom evitar a contaminação dos demais ambientes com as bactérias do banheiro, evitar levar a sujeira de diferentes locais para outros (por exemplo a gordura da cozinha para o quarto) e evitar utilizar panos inadequados, que soltam resíduos de sujeiras e fiapos. Só essas pequenas mudanças já vão fazer a diferença na limpeza da sua casa.

USANDO PRODUTOS QUÍMICOS

O cloro apresenta forte odor, danifica metais, revestimentos, tecidos e tem efeito bactericida momentâneo, ação somente no meio aquoso. Produtos químicos inadequados danificam os revestimentos (pisos, azulejos, papel de parede e pinturas ou texturas de paredes), peças sanitárias, peças metálicas além de eletro eletrônicos. Além de danificar eletrodomésticos que podem ser arranhados ou amarelados com uso frequente de produtos inadequados, o uso frequente pode enferrujar as coisas.

Você tem mais alguma dica com relação a limpeza de casa? É sempre bom compartilhar a ajudar quem tem dúvidas! Beijos e comente aqui embaixo! 🙂

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você