O que você não sabe sobre a mitologia grega!

-por , em 26/02 -
O que você não sabe sobre a mitologia grega!

Nem mesmo a famosa e antiga mitologia grega foge dos mais misteriosos fatos desconhecidos. Alguns destes podem te surpreender e outros nem tanto, mas acredite, toda história, por mais antiga que seja, tem coisinhas escondidas que podem até te surpreender, leia só:

1- Hades não era um cara ruim

Sendo o deus da morte e rei do submundo, Hades sempre sofreu uma má imagem. Ele é tratado regularmente como a versão grega do demônio cristão, mas ele não é nada parecido com isso. Pra começar, Hades nunca escolheu o submundo como seu domínio. Ele é um dos três grandes deuses, junto com Zeus e Poseidon, e basicamente os três tinham que tirar na sorte entre os domínios: Céu, Água, submundo. E, bom, Zeus ficou com os céus, Poseidon com os mares e Hades com o submundo.

Porém, ele não era um cara ruim. Em um conto, Orfeu desceu até o submundo para buscar sua esposa, que tinha morrido. Hades ficou tão encantado pela música do bardo que ele deixou que ele a levasse, com a condição que ele não olhasse para trás enquanto iam embora do submundo. (claro que ele olhou e perdeu ela). Da mesma maneira, ele foi bem generoso com Hércules quando o heroi pediu para que o deixasse retornar para a superfície com o cachorro de três cabeças, Cérberus, como parte de uma das tarefas de Hercules. Também é importante notar que Hades não era o juiz dos mortos, aqueles que morriam eram julgados por três semi deuses. Minos, Aiakos e Rhadamanthys (se você lembrou de Saint Seiya, tu é foda).

2- Ares geralmente se curvava a Atena

Ares era o todo poderoso rei da guerra, mas também era um covarde, e sua família o odiava por isso. Zeus e Hera olhavam para seu filho com desdém, e sua irmã, Atena (se você lembrou de Saint Seiya, tu é foda²) compartilhava o título de deusa da guerra com seu irmão. Enquanto Ares personificava os aspectos do derramamento de sangue, Atena se colocava como a deusa da defesa, força, e justiça em batalha, e Ares se curvava perante ela.

Ambos entraram em batalhas algumas vezes, Atena intervia contra Ares buscando sempre uma batalha justa, e Ares constantemente recuava e até mesmo desistia dessas batalhas por que Atena sempre o protegia da raiva de seus pais. Quando Ares tinha sucesso no campo de batalha, ele estava no lado de Atena. Quando ele desafiava Atena, ele perdia….feio!

3- A deusa virgem é uma assassina de mulheres

Artemis é a irmã gêmea de Apollo, e filha de Zeus. Quando ela era jovem, ela chegou ao seu pai e pediu para que permanecesse virgem pela eternidade, e ele aceitou seu pedido. Ela é ao mesmo tempo a caçadora e protetora dos animais, e também mesmo sendo uma deusa virgem e a imagem da pureza, ela também é a deusa do nascimento e a destruidora das mulheres jovens. Sua madrasta, hera, a chama de uma leoa entre mulheres, e ela realmente é uma.

Artemis assassinou seis filhas de Niobe, simplesmente pelo fato da mulher se gabar que tinha mais filhos do que a mãe de Artemis, Leto. Ela exigiu o sacrifício de Iphigenia como pagamento por seu pai ter matado um veado sagrado.

4- Muitos monstros tinham a mesma mãe

O nome desta mãe era Echidna, metade mulher e metade serpente. Echidna era filha de Phorcys e Ceto, fazendo dela uma das irmãs da Medusa. Tartarus e Gaia eram os pais do marido de Echidna, Typhon, um dragão com centenas de cabeças. Juntos, Echidna e Typhon tiveram uma lista gigantesca de horríveis monstros que desafiaram tanto heróis como deuses.

Dentre elas, alguns se destacam como Cerberus, o cachorro de três cabeças de Hades; A Hidra; Ladon, o dragão que protegia as maças douradas de Hesperides, Scylla o monstro marinho, e até mesmo da águia que comia o figado de Prometheus todo dia.

5- Zeus era um tarado

Zeus é o pai dos deuses, e por extensão, ele também é o pai de muita, MUITA gente. Se você tem alguma habilidade diferente, você pode ser filho de Zeus, olha só. (não, lamber o cotovelo não é uma habilidade…ou é?) Suas intenções amorosas pelos mortais e imortais era bem conhecida. Sua primeira mulher, a titã Metis tentou de varias maneiras impedir que Zeus continuasse com essa “vontade”, mas nunca conseguiu.

Não era incomum para Zeus tomar a forma de um animal para satisfazer seus desejos, abrindo a questão sobre que tipo de zoofilia os Gregos antigos praticavam. Ele “ficou” com Demeter e sua filha, Persephone (mulher de Hades, seu irmão) enquanto se passava por uma serpente (onde está a lógica nisso?), Asteria e Aiginia como uma águia, Boetis como uma cabra, Europa como um touro, Eurymedousa como uma formiga (sério, formiga?), Leda como um cisne, e a lista continua. Zeus também moldava sua aparência como a dos maridos de algumas mulheres, como ele fez com Alkmene, a mãe de Hércules.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você