O que fazer quando minha internet cai?

O que fazer quando minha internet cai?

A internet é algo que está intrínseco nas nossas vidas de uma forma que nem percebemos. De uma forma muito rápida e sutil, essa tecnologia tomou conta do mundo e precisamos estar conectados pra tudo: nos localizar, tirar dúvidas, conversar com alguém, ler notícias… Essa dependência criou um dos maiores motivos de pânico dos nossos tempos: a queda da conexão.

Claro que com as tecnologias 3G e 4G passamos a nos preocupar menos, mas nem todos possuem muita banda para utilizar, e ficar sem wifi em casa pode ser desesperador. Por isso, nós vamos te ajudar mostrando o que podemos fazer quando essa atrocidade acontece!

Primeiro de tudo, a pergunta: você sabe a diferença entre modem e roteador? O modem é o aparelho responsável por receber o sinal da sua operadora e conectar seu aparelho à internet, a princípio via cabo. É o aparelho que as operadoras te dão de graça e que podem estar conectados à sua linha telefônica (ADSL), via cabo Coaxial ou via Fibra Ótica.

O roteador por sua vez funciona como uma ponte entre seu modem e os dispositivos que se conectam sem fio à internet. Ele é responsável por criar sua rede wifi, mas também pode se conectar via cabo aos aparelhos.

Hoje em dia a grande maioria dos modems oferecidos pelas provedoras de internet já possuem uma função de roteador embutidos, então além de receber o sinal eles já consegue repassá-lo via cabo – mesmo que não seja a melhor das conexões.

Existem diversas categorias de roteadores e normalmente quanto melhor o sinal, mais caro o equipamento. Alguns possuem funções diferenciadas como uma rede para convidados, gerenciamento via aplicativo ou compartilhamento de impressora via wifi.

Mas no geral, eles funcionam de maneira bem parecida, então vamos ao ponto que vocês todos estão esperando. O que fazer quando sua internet cai? Bom, o primeiro passo sempre é descobrir quem deu problema: seu modem ou seu roteador.

Para isso, ligue seu modem em um PC de mesa (ou qualquer outro equipamento com entrada para cabo de internet) via cabo. Se a internet no PC funcionar, o problema está no roteador (que pode ser embutido no modem ou separado); se a internet continuar não funcionando por cabo o problema está no modem.

Se o problema for o roteador, vamos para os próximos passos. Antes de qualquer coisa, cheque todos os cabos – se for um roteador separado ele deve estar conectado ao modem, confira se o cabo está bem conectado dos dois lados.

Depois disso, desligue o aparelho da tomada e espere no mínimo 20 segundos, então ligue novamente e deixe ele se conectar (pode levar de 1 a 5 minutos). Teste sua conexão, veja se voltou o wifi. Caso não tenha funcionado, procure no seu roteador um buraquinho da espessura de um palito de dente, onde deve estar escrito reset (talvez não esteja).

Com um clipe de papel, aperte o botão que está no fundo desse buraco e segure apertado por 20 segundos, então o solte e espere o roteador reiniciar. Isso irá restaurar as configurações do aparelho aos padrões de fábrica, então tudo deve voltar ao normal.

Caso o problema seja no modem, pode ser difícil consertá-lo em casa. Primeiro você deve testar desligá-lo e esperar os 20 segundos para ligá-lo novamente, o que pode fazê-lo voltar ao normal. No caso do modem, não é aconselhável reiniciá-lo utilizando um clipe, pois sua operadora pode ter feito configurações importantes em seu aparelho.

Nesse caso você deve ligar para o suporte de sua provedora e solicitar auxílio técnico, pois deve ser algo que eles possam resolver mesmo por telefone. Os atendimentos são quase sempre chatos e demorados, então é muito bom você já saber com antecedência que o problema está no modem – o que leva a 90% de chance de ser “culpa” da operadora. Diga que você já fez os testes de reiniciar o aparelho e eles devem olhar se tem algo errado com sua conexão.

É claro que existem formas mais avançadas para a manutenção do seu equipamento, mas não são recomendadas caso você não tenha familiaridade com redes. Mas por mais que pareçam bobos, os passos descritos acima resolvem grande parte dos problemas e muitas pessoas não têm conhecimento disso. Como é um problema do dia a dia, é sempre interessante se você conseguir resolvê-lo sem passar pela burocracia do suporte técnico, pois às vezes você precisa da internet o mais rápido possível!

Deixe seu feedback sobre esse post! Gostou da ideia de posts que ajudam em problemas do cotidiano? Comente aí embaixo ou em nossas redes sociais: é tudo COXINHANERD!

Leia mais sobre Tecnologia

Murilo Pessanha
por

Murilo Pessanha

Falo bastante sobre dois assuntos que são minhas paixões: tecnologia e games, contribuindo com notícias, análises e opiniões. Sou fã da Apple, mas entendo todos os problemas da empresa e não deixo que isso ofusque o brilho de lançamentos de todas as outras. Minha paixão é tecnologia como um todo, qualquer novidade já me deixa ansioso!

Recomendamos para você