A famosa rede de pizzarias Domino’s anunciou hoje que vai passar a utilizar um bot no chat do Facebook Messenger para registrar pedidos, e isso vai ser implementado em vários países onde a rede possui lojas, incluindo o Brasil. Porém, os Messenger Bots não são uma inovação da pizzaria e já estão tomando conta de várias empresas.

O serviço foi implementado pelo Facebook para facilitar o marketing e a prestação de serviços de empresas de diversos ramos. Se utilizando de inteligência artificial, qualquer um pode criar seu próprio robô – programando ou utilizando serviços para isso, como o Botsify ou Chatfuel – com funções de automatização de processos, registro de conversas, envio programado de mensagens e por aí vai.

Supermercados, padarias, restaurantes e lojas em várias cidades do mundo já possuem seu próprio bot, bastando você fazer um pedido (normalmente com poucas palavras) para que o serviço registre e repasse para o respectivo estabelecimento. Normalmente eles são programados para já pedir suas informações (como residência e forma de pagamento), removendo a necessidade de qualquer interação humana para compras.

Existem também serviços de portais de notícias, como a CNN ou o Digg, que te enviam artigos e novidades em frequências e assuntos personalizados, muitas vezes até comentando as notícias, como se fosse seu amigo as enviando. Existem bots para alarmes, lembretes, pesquisa ou até mesmo para simular alguém real, como já foi noticiado aqui no blog. O limite para o uso é a criatividade dos desenvolvedores.

Como o Facebook permite criptografia em seu chat, todo esse processo é seguro e algumas revendedoras estão utilizando os robôs até para aceitar pagamentos. Muito ainda está sendo desenvolvido para a tecnologia, mas ela já ganha o dia a dia sem nem percebermos.

O que você acha das conversas automatizadas? Assustador ou prático? Não deixe de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais: Como diriam agora Cris e Panda: é tudo COXINHANERD (tudo junto mesmo!).

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