Menopausa: mitos, verdades e curiosidades!

-por , em 11/03 -
Menopausa: mitos, verdades e curiosidades!

A gente sempre ouve que nossa mãe, avó, tia, conhecida, entrou na menopausa e sente zilhões de coisas que não queremos nem passar perto. Como mulher, jovem e antenada, claro que preciso me informar sobre todas as coisas que envolvem este mundo extremamente e exclusivamente feminino. Você saberia dizer quais são os mitos, as verdades e as principais curiosidades sobre a menopausa? O período de climatério é um momento da vida da mulher em que há uma diminuição gradativa do funcionamento ovariano, que é o responsável pela produção hormonal feminina e pela ovulação.

Após esse momento, pode ocorrer a falência ovariana, levando à menopausa (última menstruação) e às mudanças corporais como a queda ou supressão dos hormônios femininos – estradiol e progesterona.

mulher

Muitas mulheres que não tratam a menopausa com reposição hormonal, irão sentir os efeitos da queda dos hormônios, tais como: queda e enfraquecimento de cabelos, maior perda de cálcio dos ossos e dentes, perda da lubrificação da pele e seu consequente envelhecimento e uma menor lubrificação vaginal que pode gerar desconforto no ato sexual, além dos tradicionais fogachos – crises de calor. Sendo assim, vamos esclarecer alguns mitos e verdades a respeito do tema:

A menopausa torna a mulher mais fogosa?

Plausível. A queda de hormônios femininos acaba trazendo proporcionalmente um significado à testosterona (hormônio masculino) que sempre existiu no corpo da mulher, mas que era pouco significativa frente às doses de hormônios femininos. Essa testosterona para algumas mulheres pode significar uma elevação do desejo sexual e torná-la mais fogosa como muitos dizem. Mas isso não é regra, muitas ficam mais irritadiças e até agressivas com o parceiro e perdem interesse. Em alguns casos pode ocorrer o inverso, ou seja, a diminuição do desejo sexual. Isso ocorre por diversos motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.

menopausa fogosa

Após os 40 anos a mulher não engravida mais?

Mito. Na verdade ocorre uma redução de fertilidade dos 35 anos em diante, mas a fertilidade ainda existe até a menopausa e, justamente nesse período onde os riscos da gestação são maiores, deve sempre existir uma preocupação em usar métodos contraceptivos.

A pele sofre modificações durante a menopausa?

Verdade. Nesse estágio ocorre à desidratação da pele e a diminuição na produção de colágeno pela redução do hormônio feminino, o estrogênio. A pele fica mais fina, aparecem mais rugas, os vasos ficam mais visíveis e a cicatrização da pele se torna mais lenta. Pode ocorrer a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. A reposição hormonal pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa e a aparência da pele.

hormonios

A mulher pode engordar quando utiliza hormônios?

Depende. Quando a mulher entra na menopausa, existe a possibilidade de aumentar o peso na fase pré-menopausa, mesmo sem utilização dos hormônios. Atualmente já existem terapias hormonais que podem evitar o aumento de peso relacionado à retenção de líquidos.

Exercícios podem ajudar a lidar melhor com a menopausa?

Verdade. A mudança de hábitos é fundamental. São indicados exercícios frequentes, duas a três vezes por semana. Eles fortalecem os músculos e ossos, o sistema cardiorrespiratório e controlam o peso.

A reposição hormonal pode ajudar a controlar os sintomas da menopausa?

Verdade. Nessa fase, a mulher precisa ter muitos cuidados com a saúde, principalmente com os níveis hormonais que causam uma série de sintomas que precisam ser tratados. Para tratar esses sintomas, a modulação hormonal é o tratamento mais eficaz para regular os níveis hormonais. A modulação hormonal é o método que, através de exames laboratoriais, pode-se traçar o perfil hormonal do paciente detectando suas necessidades hormonais, possibilitando o equilíbrio metabólico para que o paciente atinja um padrão hormonal saudável.

Portanto mulheres, fica a dica para nós: consulte o seu ginecologista regularmente e tenha uma vida, uma juventude e uma menopausa bem mais tranquila e feliz. 😉

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você