Há alguns dias saíram as primeiras fotos do filme “A Menina que Roubava Livros”, baseado no best seller de Markus Zusak. A estreia no Brasil está prevista para janeiro de 2014 conta com Sophie Nélisse interpretando a garota Liesel, a protagonista analfabeta que roubava os livros em meio à tragédia do Holocausto e à sua própria tragédia pessoal.

Quem já leu sabe o quanto a história é pesada e emocionante. Foge um pouco dos clichês inevitáveis de tudo que reconta a Segunda Guerra Mundial na Alemanha nazista começando pelo fato de ser narrado pela Morte. “Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler” é a frase em destaque vermelho na contracapa do livro. Além disso, mostra um pouco do ponto de vista dos próprios alemães sobre os horrores, já que a história tem um pouco do que o autor Zusak, descendente de alemães ouvia da família. Só aí já dá pra perceber que o conteúdo que preenche as 480 páginas não é exatamente leve, apesar do texto primoroso.

menina roubava livros

Sendo assim, fico curiosa em saber como será o filme que ainda tem Geoffrey Rush como o Hans (adorei!),  Emily Watson como a Rosa, Ben Schnetzer como o Max (meu personagem preferido do filme junto com a Liesel e o Hans) e o Rudy sendo interpretado por Nico Liersch. Uma curiosidade sobre o filme é que ele está sendo dirigido por Brian Percival, diretor de Downton Abbey.

menina 1 menina 2

Sabemos que filmes não saem fielmente idênticos aos livros correspondentes, mas vamos esperar que pelo menos a película seja tão emocionante quanto este clássico literário – que eu já li umas três vezes de tão bom.

POST ORIGINALMENTE ESCRITO PELA COLABORADORA THAIS CRUVINEL.