O MELHOR DO BRASIL SÃO OS MEMES (E OS BRASILEIROS)!

Após o lançamento de Mundos Paralelos, primeira obra de ficção da revista Mundo Estranho, a marca do Grupo Abril segue na decisão de expandir seu portfólio para a inclusão de livros e publica a primeira enciclopédia destinada a compilar os principais memes (piadas visuais compartilhadas de maneira viral) da história da internet brasileira!

Montado no formato de verbetes, Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita explica a origem e o contexto de cada um dos memes de A a Z, desde as produções anteriores à hegemonia das redes sociais até os hits mais recentes de 2017. O livro ainda inclui entrevistas com grandes figuras inspiradoras do humor online, como Gretchen, Luísa Marilac e Andrea Mello.

O autor Kleyson Barbosa, que trabalha há mais de dez anos com webjornalismo e social media, conta que procurou reunir os memes mais compartilhados e que causaram impacto não só no mundo digital:

Foi um processo divertidíssimo. Desde 2011 aumentaram as pesquisas pela palavra ‘meme’ no Google. E no Brasil, desde o surgimento do bordão ‘Luiza, que está no Canadá’, o termo passou a ganhar cada vez mais espaço. Hoje, é tema de estudos acadêmicos e pesquisadores defendem que a ‘memética’ deve se tornar uma ciência”.

Durante as entrevistas, Kleyson tentou entender e mostrar o lado bom e ruim da exposição, da fama e o choque das personagens ao descobrirem subitamente que estavam “na boca do povo”. A cantora Gretchen, por exemplo, viu seu público rejuvenescer graças ao sucesso dos gifs. O bate-papo com Luisa Marilac, que, em 2010, virou um fenômeno no YouTube após postar um vídeo em seu canal tomando “bons drinks”, é um dos destaques, segundo o autor.

“Luisa viu sua vida ser transformada com o sucesso do vídeo, que está perto de atingir a marca de 4 milhões de visualizações só no YouTube. Os memes foram importantes para que ela abandonasse a prostituição, voltasse para o Brasil e, mais do que recuperasse a autoestima, virasse uma voz influente que defende os direitos de travestis e transexuais no Brasil”, completa Kleyson.

Com 200 páginas ricamente ilustradas por Marcos de Lima e Iara Adeodato, e prefácio de Manu Barem, editora do BuzzFeed Brasil, o editor da Mundo Estranho, Marcel Nadale, afirma que esse é um tema recorrente na revista.

“Todo ano, desde 2014, fazemos uma retrospectiva em forma de memes e já havíamos cogitado o assunto para um especial, mas seria impossível reunir as melhores em apenas 64 páginas. Havia conteúdo para criar um livro completo, que não se limitasse a ‘explicar a piada’, mas sim contar a origem e o contexto da criação de cada uma delas”, explica o também responsável pela edição de Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita.

O que os leitores podem esperar? Conteúdo engraçado, divertido, leve e até meio nostálgico, já que alguns memes têm mais de 10 anos de existência. “É uma verdadeira viagem no tempo e na cultura digital. Uma delícia de leitura”, finaliza Marcel. Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita chegou às livrarias de todo o Brasil nesta segunda-feira.

Veja mais sobre Memes e Livros

Compartilhe: