Escolha uma Página

VOCÊ CONHECE TODAS?

O mundo das animações está em mais uma de suas eras de ouro. Claro que tivemos a principal delas lá trás, quando a Disney estava lançando sem parar diversos sucessos como Aladin, A Bela e a Fera, O Rei Leão e até mesmo A Pequena Sereia. Com o tempo outros estúdios foram surgindo e se tornando tão populares quanto, fazendo com que a competição se tornasse mais acirrada.

CINEMA | VOCÊ SABIA QUE OS FILMES RUINS, SÃO BONS?

TEORIAS | NEM TODAS AS TEORIAS SÃO TÃO BOAS ASSIM!

Na mesma época tivemos o espetacular O Príncipe do Egito, que é considerado por muitos uma das melhores animações que a Dreamworks já fez. Eu não posso discordar disso por um motivo muito específico: os traços. Eu nem gosto tanto assim desse filme, mas ele tem traços e um estilo de animação que lembrar muito Planeta do Tesouro, que foi feito pela Disney alguns anos depois. E esse filme sim é a minha animação preferida de todos os tempos. E foi pensando nesse filme, e por ter visto uma arte muito linda dele, que eu resolvi fazer essa pequena lista conversando sobre algumas animações que são realmente incríveis e os motivos para isso.

Vamos abrir com uma obra que é um tanto mais recente: Como Treinar o seu Dragão. Ou, pra mim, uma das únicas franquias de animação que teve a coragem de envelhecer seus personagens não só visualmente, mas psicologicamente também. No primeiro o Soluço era só um garoto medroso que encontrou um dragão forte e ao mesmo tempo bobo e com medo. Já no segundo encontramos um Soluço que sabe o que quer da vida e que agora tem força e coragem para ajudar seu pai a cuidar de Berk. E os acontecimentos no final fizeram com que ele tivesse que amadurecer ainda mais, o que resultou no terceiro filme dessa trilogia linda que a Dreamworks fez.

Não vou entrar em grandes detalhes dos roteiros e da história pois esse não é o foco. A ideia é apenas dar uma ideia de porque aquela animação é boa e porque ela faz com que o espectador fique preso e imerso naquele universo. Enfim, vamos prosseguir.

Operação Big Hero é um filme que vai e volta da mente com bastante constância. Toda vez que esbarro em alguma arte ou em alguma imagem eu fico vidrado naqueles personagens. Como sou o tipo de pessoa que sempre quer consumir tudo que existe sobre as coisas que eu gosto, eu acabei amando o filme e o desenho animado. Mas já que o filme é a obra original, vou focar apenas nele. Eu sei que tudo é baseado em um mangá, mas tudo é tão diferente que não faz nem sentido considerar.

Acho que esse filme não tem não tem nada extremamente marcante, mas sim é uma obra que é bem feita por inteira. Tem personagens interessantes e bem desenvolvidos (tudo bem que é a morte do Tadashi que faz com que todos eles realmente se desenvolvam, mas pelo menos existe algo que cause esse desenvolvimento), tem um vilão misterioso, uma trilha sonora que fica na cabeça por vários anos feita pelo Fall Out Boy, também conhecidos como uma das melhores bandas do mundo, e a conclusão da obra é bastante satisfatória, pois consegue fazer essa montanha-russa de emoções que todo filme deve ter funcionar na velocidade certa.

Estou ciente de que existem diversos filmes de anime que são verdadeiras obras de arte, como Your Name, que fez minha mente ficar extremamente confusa em alguns momentos. Mas meu foco são as animações que quase todo mundo já viu, ou seja, animações americanas de estúdios gigantes. Até porque é só isso que vai parar nos cinemas do mundo. E não que isso seja ruim, porque eu amo filmes blockbusters e que foram feitos para vender apenas. Todo mundo sabe que o que faz um filme ser realmente bom é a quantidade de bonecos que ele vende. Sejamos realistas. Próximo filme!

Foi por pouco que eu não coloquei Uma Aventura Lego aqui nessa lista. Para falar a verdade, eu nem estava lembrando da existência dele até procurar uma lista com as melhores animações organizadas por nota para poder lembrar dos filmes que eu gosto. Mas tudo bem, o que importa é que o mundo de LEGO está aqui e é muito bem-vindo! O que me faz realmente gostar desse filme, assim como de todas as obras LEGO, é o cuidado que os produtores, diretores, editores e animadores tem com os detalhes. Acho que tudo que faz um filme LEGO realmente valer a pena são os detalhes e o carinho que é colocado no projeto.
Eu falo isso toda as vezes, mas é simplesmente mágico ver uma explosão feita completamente por pequenas peças de blocos de encaixar. Imagina na sua mente fazer um stop-motion de uma onda gigante ou de uma explosão sendo que tudo que você tem disponível são peças únicas de LEGO. Aquelas que servem apenas para detalhes. Eu sei que todo o longa é feito em animação pelo computador, mas a ideia é parecer que tudo foi feito à mão. E isso funciona, pois das primeiras vezes que vi o filme eu acreditava que tudo tinha sido feito foto por foto.

Mesmo sem contar isso, que são apenas detalhes visuais, o filme é bastante divertido sim! Tem uma história básica, mas engraçada. Personagens simples, mas que fazem bastante piada exatamente sobre isso e criam uma personalidade. E, por fim, mas não menos importante, temos uma canção que merecia um Oscar: Tudo É Incrível! A música foi feita em colaboração com a banda The Lonely Island, que é a banda liderada por Andy Samberg, o ator que interpreta o Peralta em Brooklyn Nine-Nine. E o que isso quer dizer? Absolutamente nada, mas é uma curiosidade curiosa.

Por fim a um filme que nem tanta gente conhece, mas que é bom pra chuchu! Um filme que poderia ter feito mais sucesso se fosse lançado hoje em dia pela Netflix ou algo assim. Mas tudo bem, o importante é que ele existe! Estou falando de O Planeta do Tesouro, que me fez ficar bastante surpreso com os nomes escolhidos para a dublagem original. Na voz do menino Jim temos o famoso Joseph Gordon-Levitt, mais conhecido por seus papeis em Batman, Looper, A Origem e até no filme sobre Edward Snowden. Emma Thompson, que interpreta a professora Trelawney, de adivinhação, nos filmes de Harry Potter foi a atriz escolhida para fazer a Capitã Amélia em Planeta do Tesouro. E, para finalizar, temos Peter Cullen na voz do Capitão Flint! O cara é conhecido lá fora por ser a voz oficial do Optimus Prime!

Mas nem só de vozes um filme é feito. Acho que o ponto dessa animação que faz o espectador se identificar é o personagem principal, o Jim. O garoto é carismático demais, deixando quase impossível não se identificar com ele em algum momento. E, além disso, Planeta do Tesouro tem algo que todo filme bom da Disney tem que ter, uma música sobre superar obstáculos e seguir em frente com seus objetivos para um grande homem ser! Pera… eu acho que isso é de Tarzan. Tanto faz! O que importa é que o filme é bom demais, tem personagens incríveis, tecnologias nunca vistas antes nos filmes sobre futuro e, além disso tudo, traz uma abordagem muito diferente sobre a exploração espacial. Nesse aspecto, sem dúvida alguma, a ideia mais genial foi colocar uma cidade na lua quarto-minguante ou quarto crescente. Sim, eu precisei pesquisar as fases da lua para poder falar direito sobre isso.

Se você ainda não teve a chance de ver algum desses filmes, procura logo para ver. Confere no Netflix primeiro, pois lá deve ter a maioria. Se não tiver, use a internet a seu favor. E nunca deixa de ver animações e desenhos por que alguém disse que é coisa de criança. E se para ser adulto você tem que parar de ver desenhos e de jogar vídeo game, cara… é melhor ser criança para vida toda, porque não é uma frase infeliz que deve te fazer desistir de algo. Siga seus sonhos e seja você!

FROZEN 2 | NOVO PODER É MOSTRADO NO PRIMEIRO TRAILER DO FILME!

Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda do youtube: youtube.com/coxinhanerd

ENTRE NOS NOSSOS CLUBINHOS  http://bit.ly/nossosclubinhos

APOIE O COXINHA NERD http://coxinhanerd.com.br/apoia-se

COMPRE SUA COXINHA http://desejonerd.com.br

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: