Mega-Post – Resident Evil: A História – Parte 1

Mega-Post – Resident Evil: A História – Parte 1

Medo, terror, sustos, vários locais e… Zumbis. Tudo de bom que um jogo pode ter. Um clássico que foi criado na década de 90 nos proporcionou tudo isso e um pouco mais. Resident Evil nos trouxe o terror clássico de zumbis muito visto em filmes da década de 80 para um novo patamar, onde, em uma mansão, você seria obrigado a sobreviver, e não exterminar tudo como era visto em jogos da época. Nesse novo Mega-Post conheceremos a história, a mitologia, personagens e curiosidades do universo de Survival Horror criado por Shinji Mikami. Então pessoas, senta que lá vem história.

 

O INÍCIO:

Resident Evil - inicio

Pertencente à Capcom, Resident Evil foi idealizado por Shinji Mikami e lançado em 22 de março de 1996 no Japão sob o título de Biohazard(o nome original e asiático da série) e lançado nos EUA 8 dias após sob o título que levaria à todos a lembrança de um ótimo jogo de terror: Resident Evil. Mikami se inspirou no jogo de NES Sweet Home para criar a tão assustadora história que rola na mansão Spencer e outros elementos como as telas de loading e os puzzles (quebra-cabeças) inclusos no jogo. O jogo também trás uma violência excessiva (que é informada aos jogadores no início de cada título com a famosa frase “This game contains scenes of explicit violence and gore” [Este jogo contém cenas sangrentas e de violência explícita].

 

CRONOLOGIA DA SÉRIE:

Resident Evil - cronologia

Antes de contarmos a história de cada jogo, vamos primeiro informar a ordem dos jogos que, toda a história acontece, para desfazer alguns nós na mente dos fãs:

Resident Evil 0

Resident Evil Remake

Resident Evil 2

Resident Evil 3: Nemesis

Resident Evil CODE: Veronica

Resident Evil Survivor

Resident Evil: Dead Aim

Resident Evil The Umbrella Chronicles

Resident Evil: The Darkside Chronicles

Resident Evil 4

Resident Evil: Revelations

Resident Evil 5

Resident Evil: Revelations 2

Resident Evil 6

Sim, a série tem bastante jogos e é bastante complexa, então vamos começar com todo o “rolo”, lembrando que não contaremos o desenrolar das histórias, para evitar “quebrar” a expectativa de quem não tenha jogado, então, área livre de spoiler:

 

RESIDENT EVIL 0:

Resident Evil  zero

Sinopse: Em 23 de julho de 1998 a divisão de elite do R.P.D, a S.T.A.R.S, time Bravo é enviada para investigar uma série de terríveis assassinatos nas Montanhas Arklay, região do município de Raccoon. No caminho para a cena, o helicóptero do esquadrão sofre uma pane e é forçado a fazer um pouso na floresta. A equipe então se depara com um veículo militar tombado, onde fazem os corpos mutilados de dois oficiais.Não muito longe dali, sob a ferrovia uma locomotiva segue para seu destino, os passageiros exaustos e cansados são surpreendidos por hordas de sangue-sugas mutantes, que aparentemente matam a todos e param o trem. Foi então que a médica do esquadrão, Rebecca Chambers, que investigava a cena encontra o trem estagnado, o Ecliptic Express.Rebecca investiga os vagões e descobre seres humanos deformados e insanos que tentam devorar carne a todo custo. Ela então depara-se com o ex-tenente Billy Coen, homem condenado a morte que estava sendo transportado no veículo destruído. Os dois então formam uma aliança sem precedentes, para sobreviver ao episódio.

 

Personagens:

Rebecca Chambers

Rebecca Chambers: Rebecca é membro da equipe Bravo do S.T.A.R.S. É especialista na preparação de compostos químicos e é a responsável pelos primeiros socorros da equipe. É novata e tem pouca experiência de campo, mas é habilidosa. Em sua primeira missão, ela deve investigar os estranhos acontecimentos da floresta de Arklay, nos arredores de Raccoon City, e acaba cercada por estranhas criaturas após a queda do helicóptero da equipe. O perigo da primeira missão de Rebecca se torna ainda maior quando ela encontra Billy Coen, fuzileiro naval condenado por matar 23 pessoas. Em RE0, Rebecca possui menor resistência que seu parceiro e não pode empurrar objetos pesados mas tem a capacidade de combinar ervas. Seu menor peso e corpo esguio podem ser uma vantagem em alguns momentos.

 

Billy Coen

Billy Coen: Billy era segundo tenente da Marinha até ser acusado da morte de 23 pessoas durante uma missão na África, em 1997. Enquanto era transportado para receber a sentença de morte, a viatura em que ele estava foi atacada por estranhas sanguessugas. Billy consegue deixar o veículo e procura abrigo no trem Ecliptic Express, onde encontra Rebecca Chambers. Billy tem mais resistência que Rebecca e pode empurrar objetos grandes e pesados, mas não é capaz de misturar ervas.

 

Enrico Marini

Enrico Marini: Enrico é líder da equipe Bravo dos S.T.A.R.S. É um veterano de combates e é extremamente habilidoso. Enrico vai com sua equipe para as montanhas Arklay para investigar as estranhas mortes relatadas nos últimos meses. Após o acidente com o helicóptero, Enrico descobre que Billy Coen está foragido e mantém o objetivo de procurá-lo, mesmo com a ameaça das estranhas sanguessugas.

 

Edward Dewey

Edward Dewey: Edward é o principal piloto de helicóptero dos S.T.A.R.S, mas no dia da missão nas montanhas Arklay, ocupa a cadeira de co-piloto. Após a queda do helicóptero, ele investiga a área ao redor e também encontra o Ecliptic Express.

 

RESIDENT EVIL REMAKE: 

Resident Evil Remake

Sinopse: O primeiro jogo da série se inicia na noite de 24 de julho de 1998, onde nas Montanhas Arklay, houve uma série de assassinatos beirando o canibalismo. Para investigar estes assassinatos foi enviado um grupo dos S.T.A.R.S., a unidade tática da cidade de Raccoon City. Porém, assim que o time Bravo começa a sobrevovar as florestas de Arklay, eles perdem contato com a base policial. Para localizar o Bravo Team, foi enviado o Alpha Team. Ao pousarem perto de uma mansão desconhecida, um integrante de equipe, Joseph Frost, encontra uma mão decepada, e logo é atacado por cães, que o matam. Ao tentarem correr para o helicóptero, o piloto, Brad Vickers, desesperado, foge deixando o resto da equipe cercado. Eles conseguem correr para dentro da mansão. Com os cães vagando no lado de fora, os quatro membros restantes do Alpha (Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker) se vêem presos lá dentro. Neste ponto, o jogador assume o controle do personagem e começa sua jornada pela sobrevivência. Trazendo modificações majestosas com base no enredo original, à primeira vista o quesito gráfico é excepcional. O título, que recebeu o prêmio anual de melhores gráficos de vários sites, apresenta cenários visualmente deslumbrantes e realistas. Efeitos de luz e sombra, explosões, texturas e sobreposições, combinados com músicas tensas e sons realistas e macabros tornam a experiência ainda mais imersiva, tornando-a certamente única. Caprichos como o barulho dos passos mudando a cada tipo de superfície e zumbis mastigando a sua carne após as mordidas provam a dedicação da empresa nessa estréia.

 

Personagens

Jill Valentine

Jill Valentine: Jill é uma das protagonistas deste jogo, sendo integrante da equipe Alpha dos S.T.A.R.S. Ao lado de Chris, Barry, Joseph e Brad, ela foi designada por Wesker para investigar os estranhos incidentes que estavam ocorrendo nas montanhas de Arklay. Possui resistência menor do que Chris. A policial também conta com um maior número de slots em seu inventário e um lockpick utilizado para arrombar algumas portas da mansão, além da ajuda constante de Barry Burton.

 

Chris Redfield

Chris Redfield: Chris, um dos personagens principais, integra a equipe Alpha dos S.T.A.R.S. Juntamente com Jill, Barry, Joseph e Brad, foi designado por Wesker para investigar estranhos assassinatos que estavam ocorrendo nas montanhas de Arklay. Ex-membro da Força Aérea, Chris é perito no uso de várias armas de fogo e possui excelente mira, atuando como o batedor da equipe. Chris possui mais resistência do que Jill, não utiliza o lockpick para arrombar portas, mas possui um isqueiro.

 

Barry Burton

Barry Burton: Barry é um dos integrantes da equipe Alpha dos S.T.A.R.S. É especialista em armas, sendo responsável pelo ressuprimento e manutenção destas. É extremamente ligado à sua família e é capaz de qualquer coisa para proteger sua esposa e filhas. Barry auxilia Jill em diversos momentos durante a missão na Floresta de Arklay, mas suas ações despertarão a desconfiança de sua parceira.

 

Albert Wesker

Albert Wesker: Wesker é o líder dos S.T.A.R.S. e capitão da equipe Alpha. Por ser um homem calmo e frio, geralmente não demonstra emoção ao se dirigir a seus subordinados. Possui habilidades de combate e mira tão boas quanto as de Chris. Wesker foi quem ordenou a ida da equipe às Montanhas Arklay e possui objetivos que vão além da investigação dos incidentes canibais na região.

 

Rebecca Chambers

Rebecca Chambers: Rebecca é a mais nova integrante dos S.T.A.R.S. Pertence à equipe Bravo, liderada pelo capitão Enrico Marini. Especialista em primeiros socorros, sua função é a provisão médica. Ela ainda não tem experiência em campo, já que estava acompanhando sua equipe em missão pela primeira vez.

 

RESIDENT EVIL 2:

RESIDENT EVIL 2

Sinopse: O jogo se passa dois meses após os acontecimentos do primeiro jogo, Resident Evil, e um dia após os eventos de Resident Evil 3: Nemesis na cidade Raccoon City, localizada no centro-oeste dos Estados Unidos. Quase todos os cidadãos foram transformados em zumbis por um surto do T-vírus, um novo tipo de arma biológica secreta desenvolvida pela empresa farmacêuticaUmbrella Corporation. Os dois protagonistas do jogo são Leon S. Kennedy, um policial novato em seu primeiro dia de trabalho, e Claire Redfield, uma estudante universitária à procura de seu irmão Chris. Tendo acabado de chegar na cidade, Leon e Claire fazem o seu caminho para o “Departamento de Polícia de Raccoon”, buscando a proteção da população mutante. Lá, eles descobrem que a maioria dos policiais já foram mortos, e que Chris havia deixado a cidade para investigar a sede da Umbrella na Europa. Sem nenhuma motivação restante para ficar, os dois protagonistas se separaram para procurar outros sobreviventes e assim fugir da cidade. Enquanto procurava por uma rota de fuga, Claire conhece uma garota chamada Sherry Birkin, que está fugindo de uma criatura desconhecida, e Leon encontra Ada Wong, que afirma estar à procura de seu namorado John, um pesquisador da Umbrella.

 

Personagens:

Leon S. Kennedy

Leon S. Kennedy: Leon se muda para Raccoon em seu primeiro dia de trabalho. O jovem policial, ao chegar à cidade desconhecida, se vê em uma situação inimaginável. Tentando sobreviver aos zumbis, que foram uma vez os cidadãos da cidade, Leon encontra Claire e os dois resolvem se refugiar no Departamento de Polícia de Raccoon City, com a esperança de encontrarem sobreviventes e segurança. Mantendo seu dever profissional como policial, Leon faz o possível para auxiliar e proteger Claire e Sherry.

 

Claire Redfield

Claire Redfield: Estudante universitária e apaixonada por motocicletas, Claire entra no pesadelo em Raccoon City em busca de seu irmão, Chris Redfield, que não dá notícias desde o mês anterior. Embora seja uma civil, aprendeu a manejar armas de fogo com o irmão. Ela conhece Sherry e fará o possível para manter a pequena garota em segurança enquanto tentam fugir da cidade. Embora concorde em reportar-se a Leon pelo rádio, Claire é independente e toma decisões por si própria.

 

Ada Wong

Ada Wong: Ada é uma misteriosa mulher asiática encontrada por Leon na delegacia. Sendo uma pessoa muito discreta e vaga, Ada parece guardar segredos do qual Leon desconhece. Ela diz estar na cidade à procura de seu namorado John, um funcionário da Umbrella. No entanto, acaba se envolvendo de forma inesperada com Leon.

 

Sherry Birkin

Sherry Birkin: Sherry é uma garota de apenas doze anos de idade, filha dos renomados cientistas da Umbrella, William e Annette Birkin. Sua mãe ordena que ela se dirija para a delegacia, pois acreditava que o local ainda seria seguro. Sempre tímida e muito insegura, Sherry tenta fugir de Claire após ser encontrada, mas depois passa a confiar na moça e pede ajuda para encontrar os seus pais.

 

Brian Irons

Brian Irons: É o chefe do Departamento de Polícia da cidade. Ele é um homem muito ganancioso que mantém uma relação suspeita com a Umbrella Corporation. Seu próximo objetivo é se tornar o prefeito de Raccoon City. Em meio ao caos na cidade, Brian mostra seu lado insano ao trancar a delegacia de polícia e ter planos de empalhar a filha do prefeito, mantendo o cadáver da moça sobre sua mesa.

 

Anette Birkin

Anette Birkin: Annette é esposa de William Birkin, cientista que lidera a pesquisa com o G-vírus. Após o atentado sofrido por seu marido, ela procura desesperadamente por sua filha Sherry, que sofre grande perigo. Annette é extremamente paranóica e desconfia de todos que cruzam seu caminho, pois teme que tentem roubar seu trabalho novamente.

 

William Birkin

William Birkin: Criador do T-Vírus e do G-Vírus. Birkin começou a trabalhar na Umbrella ainda com 15 anos de idade. É um grande cientista, com prazer em fazer pesquisas e testes de vírus com diversos tipos de cobaias mutantes. Sendo um dos braços direitos de Wesker no primeiro game. Birkin despertou a ira da corporação Umbrella , com boatos que escaparia da corporação com amostras do vírus mutante, para futuramente comercializar com o governo americano, sem o aval da Umbrella. Após criar uma série de amostas do G-Vírus, um vírus que causaria mutações intermináveis em tecidos vivos e mais poderoso que o T- vírus. Ele é surpreendido por ” agentes operacionais” da Umbrella, que desejam a todo custo levar todas as amostras do G-Vírus. No momento tenso de negociação, os Agentes, atiram e deixam Birkin a beira da morte, levando todas as amostras do G, com excepção de duas.

 

Resident Evil

Bem povo, a parte 1 está aí. Continuarei com a saga de Resident Evil em posts futuros, contando a história dos outros jogos, os Spin-offs e as curiosidades desse universo (atualmente nem tanto) macabro dos herdeiros de Racoon City.

Till Next time!

Vinny Romanelli
por

Vinny Romanelli

Viciado em games, animes e action figures (NÃO-SÃO-BONECOS). Esse carioca da gema leva o Japão no coração. Quase um gibi ambulante, futuro marketeiro e chato quando chamam animes e mangás de "desenhos para crianças". See ya Space Cowboys!!!

Recomendamos para você