Jovens Padawans, numa semana especial nós estamos! Hoje é 04 de maio! É o Star Wars Day!  O dia em que se celebra a obra e o legado de uma das maiores – quiçá a maior – sagas da história do cinema! Provavelmente você, caro Jedi, já está careca de saber o porquê do 04 de maio ser escolhido para ser o dia de Star Wars, mas nunca é demais relembrar a história e algumas curiosidades do tema e levar conhecimento aos Padawans iniciantes, né? Quatro de maio foi decretado como o Star Wars Day pelo simples fato de que ao falarmos a data”May 4th” (may the fourth) você gera um trocadilho infame com a famosa frase do filme, “may the force be with you” (que a força esteja com você). Sim, é um trocadilho que funciona apenas em inglês.

Não faz mal, porque no mundo inteiro, inclusive onde não se fala inglês e onde a piadinha não faz o menor sentido – como no Brasil, por exemplo – o dia é devidamente comemorado. Apesar das primeiras celebrações organizadas oficialmente serem recentes, a expressão ligada à data surgiu já há um tempinho. Quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como primeira-ministra do Reino Unido, no dia 04 de maio de 1979, seu partido publicou um anúncio no jornal London Evening News com a seguinte mensagem: “May the fourth be with you, Maggie. Congratulations” para homenageá-la.

starwars-07

Maio é no geral, um mês bastante festivo para a saga, já que diversos acontecimentos importantes relacionados à ela se deram neste mês, como por exemplo, a estreia nos cinemas dos seis filmes de Star Wars que ocorreram em maio:

Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança em 25 de maio de 1977;

Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca em 21 de maio de 1980;

Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi em 25 de maio de 1983;

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma em 19 de maio de 1999;

Star Wars: Episódio II: Ataque dos Clones em 16 de maio de 2002;

Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith em 19 de maio de 2005

Isso será quebrado em 2015, no Episódio VII que tem previsão de lançamento para dezembro. Outro fato curioso é que George Lucas, diretor e criador da saga faz aniversário em 14 de maio.

No ano passado, uma ação muito legal que aconteceu foi um vídeo no qual R2-D2 ajudou a NASA a transmitir uma mensagem de comemoração do Star Wars Day:

Não é demais saber que a sua saga preferida é tão influente e importante que ganhou um dia só pra ela? Que a força esteja com vocês!

Compartilhe: