A reunião de grandes artistas e criadores dos quadrinhos, literatura e animação promovida pela Comic Con Experience também irá gerar a oportunidade desses profissionais compartilharem sua experiência com talentos brasileiros, por meio de uma série de workshops patrocinados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e pela SP Cine. Ao todo serão nove Master Classes com duração de até 2 horas cada, que terão como foco o processo criativo de histórias em quadrinhos, que traz similaridades com praticamente todas as outras expressões da cultura pop, como pode ser visto nos desdobramentos de personagens e histórias criadas originalmente para as HQs e que encontram grande sucesso no cinema, séries de TV, literatura, games etc.

A lista de palestrantes inclui vários profissionais premiados e mundialmente reconhecidos em sua área de atuação, representando uma oportunidade única para os participantes ampliarem seus conhecimentos:

1. A ideia – Scott Snyder: Escritor americano, atualmente responsável pelo título principal do Batman e um dos principais escritores de quadrinhos da atualidade. Criador da série “American Vampire”, ao lado do desenhista brasileiro Rafael Albuquerque, ganhadora do Eisner de Melhor Série. Ganhou novamente o Eisner em 2014 pela minissérie “The Wake”, ao lado de Sean Murphy. Sua nova série, “Wytches”, teve direitos adquiridos para o cinema (sexta-feira, 05/12, 13 horas)

2. Roteiro – Timothy Zahn: Escritor de livros do universo expandido de Star Wars que chegaram ao topo dos mais vendidos do jornal The New York Times. É apontado como o responsável pela renovação e longevidade da franquia Star Wars (quinta-feira, 04/12, 12h30)

3. Design de personagens -Neville Page: Um dos maiores profissionais do mundo na área de design de personagens, tendo no currículo os filmes “Avatar”, “Men in Black”, “Prometeus”, “X-Men 2 & 3”, “Superman”,  “Cloverfield”, “Star Trek” e “Watchmen”, entre vários outros (sexta-feira, 05/12, 11 horas). O tema também será tratado em uma palestra com Cameron Davis, artista responsável pela produção de todos os personagens e trajes dos jogos Guitar Hero 3, 4, 5 Aerosmith e Metallica. Davis participou também da animação “The Croods” (sexta-feira, 05/12, 12 horas).

4. Capa – Dave Johnson: Quadrinistas e designer, especializado em capas de livros e quadrinhos, ganhador do Eisner nessa categoria. Johnson virá à CCXP como convidado especial do projeto Master Classes (quinta-feira, 04/12, 14h30).

5. Desenho – Sean Murphy: Está entre os principais expoentes dos quadrinhos nos últimos anos. Autor de “Punk Rock Jesus” e artista de “The Wake”, série pela qual ganhou dois prêmios Eisner em 2014 (sábado, 06/12, 10h30).

comic con

6. Arte-final – Klaus Janson: Arte-finalizou Frank Miller na série “Demolidor” e no clássico “O Cavaleiro das Trevas”, entre diversos outros trabalhos de destaque desde a década de 1980. É atualmente a principal referência em arte-final das HQs americanas (sábado, 06/12, 12h30).

7. Cores – Cris Peter: colorista gaúcha indicada ao prêmio Eisner e autora do livro “O Uso das Cores” – e Rod Reis – colorista e pintor, atualmente responsável pela arte do título “C.O.W.L.”,  da Image Comics (domingo, 07/12, 10h30)

8. O papel do editor – Sidney Gusman: Editor e responsável por novos negócios do estúdio Mauricio de Sousa Produções e articulador da grande renovação dos personagens da MSP nos últimos anos. É também editor do site UniversoHQ (domingo, 07/12, 12h30).

A coordenação das Master Classes ficará a cargo do brasileiro Joe Prado, artista exclusivo da DC Comics e sócio da Chiaroscuro Studios, uma das maiores empresas de agenciamento de quadrinistas do mundo. As Master Classes acontecerão em um dos auditórios da CCXP, de 4 a 7 de dezembro. O espaço será equipado para atender às necessidades de cada palestrante visando à melhor transmissão do conteúdo. As atividades com palestrantes estrangeiros contarão com tradução simultânea e os participantes receberão um certificado ao final do programa.

Como participar

Cada atividade terá público de até 400 pessoas em auditório próprio dentro da CCXP, programados para o período do evento, de 4 a 7 de dezembro de 2014. As vagas serão divididas da seguinte forma: 100 vagas para profissionais pré-selecionados pela organização das Master Classes com base em potencial comprovado na área e; 300 vagas para o público em geral, como forma de fomentar o desenvolvimento de novos talentos. Não haverá inscrição prévia. Os interessados deverão se dirigir ao Auditório 3 da CCXP – Comic Con Experience no horário das Master Classes (que será divulgado no site www.ccxp.com.br). A ocupação será por ordem de chegada, respeitando-se a capacidade máxima do auditório. É necessário ter o ingresso para a CCXP para acessar o evento e o Auditório.

Compartilhe: