Consumir massa de bolo crua é prejudicial?

-por , em 15/01 -
Consumir massa de bolo crua é prejudicial?

A maioria de nós certamente já cercou tanto mães como avós na cozinha durante o preparo de um bolo. Na minha família, a disputa pela famigerada tigela era acirrada, visto sermos  oito netos rodeando a área da cozinha da minha querida e saudosa avó. Se fosse um bolo de chocolate, então… Ai, ai , ai! A Vó resolvia a briga não deixando ninguém se apoderar da tigela e dando colherinhas com um pouquinha da sobra da massa…  Mas ela dizia o que a maioria das pessoas nos dizem neste caso: você vai ficar doente se comer isso! (mas ela cedia aos pedidos insistentes, mesmo assim, kkkkk)

Bem, isso não era dito apenas por dizer pelos mais velhos, sabia? A massa do bolo, embora muito gostosa, se consumida crua pode realmente te deixar doente! Por conter ovos, você se arrisca a sofrer alguns efeitos colaterais extremamente desagradáveis, como diarreia e vômito. Mas ainda assim, muitos continuam a lamber os recipientes e a consumir pratos que  contêm ovos crus, como a salada caesar.

A razão é que ovos crus podem ter a bactéria da salmonella. A salmonelose (infecção causada pelas bactérias da salmonella) ocorre quando os microrganismos infectam as galinhas e, por consequencia, seus ovos. E não há meios de identificar quais ovos estão infectados ou não! Razão pela qual os  médicos aconselham que todos os ovos sejam bem cozidos antes de consumidos, pois o calor mata as bactérias.

A especialista Sarah Bennet, do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, friza veementemente o fato de que nós não devemos nos alimentar de ovos crus em hipótese alguma, já que os riscos de se encontrar a salmonella são altos. E, embora as infecções sejam até bem comuns, Bennet declara que ocorrem poucas hospitalizações nos Estados Unidos, com raros casos de morte, que só acontecem quando a bactéria se espalha do intestino para a corrente sanguínea e o paciente não foi tratado com antibióticos. Em todo caso, talvez você deva deixar para lá as vasilhas com restos de massa de bolo…

Fonte: ModernFarmer

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você