Para quem não conhece, o Masmorra de Dados é um jogo de exploração que está atualmente sendo financiado no Catarse. Ele tem uma jogabilidade bem simples e intuitiva, sendo possível explicar facilmente o jogo para qualquer pessoa. Além disso, ele é bem simpático, com uma estética bem humorada e agradável. Para quem não conhece, vou explicar um pouco da jogabilidade do Masmorra de Dados:

O jogo – em seu modo tradicional – suporta entre dois e quatro jogadores (porém, se comprar uma expansão, o jogo passa a suportar cinco). Cada jogador escolhe um dos personagem para controlar e explorar a masmorra. A medida que seu personagem explora, enfrenta monstros e desarma armadilhas, ele vai ganhando XP. O objetivo é ser o personagem vivo com mais XP no final da partida.

Para tanto, o jogador deverá rolar 6 dados de ação em sua rodada. Ele pode rolar os dados até 3 vezes e escolher, em cada uma das rolagens, quais dados vai manter. Os dado de ação, porém, não são dados normais – em vez dos números, cada face do dado tem um simbolo, que permitem ações diferentes para os personagens. Uma ESPADA permite que o personagem ataque de perto, enquanto um ARCO representa um ataque de longe. Já a BOTA faz com que o personagem possa explorar uma nova sala. E assim vai, cada simbolo podendo ser usado para maximizar a exploração e o ganho de XP.

Ganhar XP rápido é uma boa forma de ganhar a partida, porém é igualmente importante impedir que os outros jogadores ganhem mais XP do que você. Para isso, o jogador pode usar cartas de tesouros, com efeitos variados que podem ta nto prejudicar outro jogador, como ajudar o seu personagem a sobreviver. Em sua partida, o jogador também tem um momento em que ele é o “mestre da masmorra” e ele pode mover os monstros da masmorra, jogando-os em cima dos outros personagens ou tirando-os do caminho, se assim escolher.

Masmorra de dados catarse

Além desses elementos, cada personagem possui um conjunto de habilidades que eles vão ganhando quando sobem de nível. Essas habilidades são de acordo com as forças das classes dos personagens: um guerreiro tem habilidades voltadas a defesa e ataque, enquanto a ladina tem maior facilidade em abrir baús, desarmar armadilhas e se mover pela masmorra, por exemplo.

O jogo conta com 4 classes iniciais (Guerreiro, Ladino, Mago e Clérigo), com duas opções de personagem para cada classe. Porém, você pode comprar os extras e aquirir outras seis classes (Bardo, Monge, Druida, Bárbar, Paladino e Rastreador), para um total de 20 personagens com habilidades e jogabilidade distinta. A variedade de personagens, cartas de tesouro e monstros faz com que o Masmorra de Dados fique bem variado e com que cada partida seja diferente da anterior. As coisas ficam imprevisíveis e, até a rodada final, você nunca sabe o que pode acontecer.

Como se isso não bastasse, o sucesso absurdo do jogo pelo financiamento coletivo no Catarse (o jogo já está em 450%), fez com que diversas metas adicionais fossem criadas e, com elas, o jogo vem se tornado cada vez mais versátil. Agora ele já conta com um modo de jogo solo e cooperativo, bem como inúmeras salas especiais adicionais.

O Masmorra de Dados está em financiamento coletivo no Catarse aqui nesse link << clique.  até o dia 06 de outubro. Além de ter mais informações sobre o game, o site conta com vídeos explicativos e gameplay do jogo. Ainda não financiou? Corre lá que as metas estendidas são exclusivas para os apoiadores do Catarse. São muitas metas e muitos itens adicionais. Você não vai querer ficar de fora da Masmorra de Dados!