A notícia saiu na última sexta-feira e pegou alguns fãs de surpresa e outros não: a Marvel passará a publicar as HQ´s de Star Wars. Apesar do pequeno “choque” de alguns – eu me incluo – a ação era meio que esperada: a Marvel foi comprada pela Disney em 2009 que por sua vez adquiriu os direitos das obras da Lucasfilm em 2012.

Desde 1991, as HQ´s do Universo de Star Wars são publicadas pela Dark House Comics. Antes, porém, quem publicou as histórias foi a própria Marvel, durante o período de 1977 a 1986. A série por sinal, ajudou a Marvel, na época com graves problemas financeiros a se reerguer, uma vez que o sucesso foi estrondoso e muito bem recebido pelos fãs. Foram lançados neste período 107 números  da série mensal e três edições anuais.

Star-Wars-Marvel2

Segundo o comunicado divulgado no dia 03 de janeiro, as novas histórias serão publicadas a partir de 2015 – o ano que também marca a estreia de Star Wars – Episódio VII, o primeiro produzido pela Disney. 

Declarações dos envolvidos

Carol Roeder, diretora de publicações da Lucasfilm: “A Dark Horse Comics publicou quadrinhos excelentes de Star Wars por mais de 20 anos, e seremos eternamente gratos por sua enorme contribuição ao mito durante essa ótima parceria que tivemos”

Dan Buckley, presidente de publicações da Marvel: “Não poderíamos estar mais animados. Esta é uma das marcas mais icônicas do entretenimento, e estamos honrados com a oportunidade de disponibilizar nossos talentos criativos para expandir Star Wars”.

Mike Richardson, dono da Dark House: “2014 pode ser nosso último ano no comando dos quadrinhos da franquia Star Wars, mas pretendemos torná-lo memorável. Sabemos que os fãs não esperam menos. A Força ainda está conosco.”

Star Wars

A Dark House aliás, perde sua principal publicação. Recentemente a editora publicou a versão em quadrinhos do primeiro roteiro e também The Star Wars #0, uma espécie de esboço da adaptação.

A pergunta que os fãs da saga estão fazendo no momento é: e agora?

Andei fuçando em alguns sites e fóruns de discussão de Star Wars e apesar de não ser exatamente uma surpresa, uma boa parte está apreensiva com os rumos das histórias a partir do ano que vem. Isso porque alguns receiam que hajam crossovers com histórias dos outros heróis da Marvel, uma prática bastante comum dentro da editora. Eu particularmente não acredito que possam haver histórias de Star Wars relacionadas com o Homem de Ferro ou os Vingadores por exemplo, mas não custa lembrar que dentro do Universo cósmico eles já tem os Guardiões da Galáxia – o que abre uma pequena brecha pra uma união se levarmos em conta que eles não misturem muito os temas. No entanto, eu não acredito nisso e acho que a Marvel e a Disney não devem mudar a essência de toda a história. No entanto, ainda teremos que esperar até 2015 pra ver, quando a princípio teremos os primeiros resultados da compra da Lucasfilm pelo Mickey.

Fonte: Omelete e Universo HQ.

Compartilhe: