O primeiro episódio de ‘Marielle – O Documentário’ será exibido hoje, dia 12, na ‘Pré-estreia Globoplay, logo após o ‘Big Brother Brasil’, na TV Globo. Na sequência, o episódio estará disponível gratuitamente na plataforma de streaming e os cinco restantes serão exclusivos para assinantes.

O documentário conta a história da mulher que nasceu no Complexo da Maré, assassinada no dia 14 de março de 2018, no Estácio, bairro do Centro do Rio de Janeiro, junto do motorista Anderson Gomes. Com conteúdo audiovisual inédito, o material reúne entrevistas com os familiares das vítimas, policiais, jornalistas que cobriram o caso, procuradores e autoridades políticas.

O material marca o início dos documentários jornalistícos do Globoplay e tem direção e roteiro de Caio Cavechin.

Em seu último Dia Internacional da Mulher, Marielle fez o discurso derradeiro na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, seis dias antes de morrer. Com uma flor que acabara de ganhar de um colega, ela retribuiu o agrado com uma frase que faria todo sentido menos de uma semana depois:

“As rosas da resistência nascem do asfalto”.

A vereadora foi calada de forma repentina, mas no Rio, no Brasil e no mundo ergueu-se uma onda de indignação com a morte desta mulher, que se tornou mãe na adolescência, formou-se em Ciências Sociais e virou uma importante voz no combate à LGBTfobia. Saiu do Complexo da Maré para virar notícia no mundo, nos mais diversos idiomas, tendo se transformado em símbolo na luta pelos direitos humanos. Marielle está longe de ser passado. É presente.

Com seis episódios Marielle – O Documentário estreia dia 13 de Março no Globoplay.