Marcelo Martinez e O Guia do Sabe Tudo!

-por , em 25/01 -
Marcelo Martinez e O Guia do Sabe Tudo!

Desde a Comic Con, no final de novembro/início de dezembro, que estou para falar do Guia do Sabe Tudo, na verdade, eu já até falei dele AQUI, mas entrevistei o autor do guia, recebi um presente bem fofo e divertido da Ediouro e acabei não postando por motivos de: TIVE PROBLEMAS COM O E-MAIL QUE ESTAVA A ENTREVISTA E PRECISEI FUÇAR A DEEP WEB PARA RESGATAR! Mas cá estou eu, com a entrevista, com o guia, com a foto do meu presente e mais: com muita diversão para indicar para vocês, que é o melhor dessa história, né? 🙂 Espero que vocês se divirtam porque, além de ser super criativo, o Marcelo ainda foi um fofo respondendo essa entrevista por e-mail para nós! Beijos Marcelo e Luiza Martins que intermediou a entrevista!

Atualizando vocês: O Guia do SabeTudo: Criaturas Misteriosas, nada mais é do que um super book de histórias sobre os mais diversos monstros e criaturas fantasiosas das lendas populares. Tem várias coisas que considero muito importante em guias neste estilo: ótimas e super engraçadas figuras, boas histórias, bem dinâmicas e tudo mais e muitos, mas muitos, mas muitos muitos adesivos que já estou me matando de tanto querer usar aqui! 🙂 Vejam só que máximo:

adesivos

COXINHA NERD: A geração atual nasceu em um mundo em que ser “nerd” é ser “cool”, por isso, todo mundo curte histórias de fantasia e não tem vergonha disso. Você acha importante lançar um livro, que é praticamente um “guia para ser nerd nos dias de hoje” (levando em consideração que um bom nerd fala sobre qualquer criatura mágica com total propriedade científica? 🙂

MARCELO MARTINEZ: O Guia Secreto é primeiramente um livro de humor. Claro que as informações são verdadeiras – ou tão verdadeiras quanto uma informação sobre o Abominável Homem das Neves pode ser, pisc! –, mas não é um texto técnico ou estritamente investigativo. A ideia é misturar, de forma divertida, todos estes personagens no mesmo caldeirão de cultura pop que a gente tanto gosta. Dentro deste conceito, convidei os ilustradores e chapas Mario Alberto e o Mauro Souza para “dividir os pincéis” comigo na tarefa de criar as figurinhas com representações das criaturas baseadas no conteúdo do livro. E aí temos esse mix de mitologia, literatura, cinema, lendas urbanas e, por que não, do nosso riquíssimo folclore! O Mapinguari, por exemplo, é um personagem incrível, mas muito pouco explorado fora dos livros de lendas brasileiras (o bicho tem três metros de altura, fede à carniça e tem uma boca imensa que se abre na vertical: isso não daria um baita filme?). Assim como os bons e velhos Saci e Curupira, que em termos de zoação colocam qualquer duende no chinelo!

almofada ediouro

CN: Na sua pesquisa para fazer este guia fantástico, qual história de criatura mais te surpreendeu ou encantou?

MM: Gosto muito dos clássicos de filmes B, como a Criatura da Lagoa (adoro o filme!). O curioso é descobrir que tudo tem uma origem que acaba se cruzando com outras lendas. Esse era um papo recorrente nas minhas conversas com o Thales Martins, que fez a pesquisa do livro comigo. Sabia que uma das inspirações do filme de 1954 foi a história de um documentarista brasileiro desaparecido na Amazônia enquanto investigava relatos sobre misteriosos homens aquáticos? Antes disso, nos anos 20 e 30 Lovecraft já escrevia sobre raças de assustadores homens-peixe. E até hoje, no século 21, pessoas de vários cantos do mundo continuam vendo por aí homens-lagarto, homens-sapo, meninos-girino etc.

contracapa guia do sabetudo

CN: Você já tem planos para novos guias do sabe tudo? Se sim, sobre o que poderia ser? Porque esse tipo de literatura é praticamente viciaste!

MM: Algumas ideias, mas ainda em fase embrionária. Mas muitas criaturas bacanas ficaram de fora deste volume… quem sabe? 🙂

Novamente, gostaria de agradecer ao Marcelo pela super disponibilidade em nos responder tão rápido, pedir mil desculpas pelo atraso na publicação, mas problemas tecnológicos são problemas tecnológicos – não podemos resolver com magia, infelizmente. Espero que vocês tenham curtido a dica pessoal, o Guia do SabeTudo está super disponível na internet e nas melhores livrarias, compre logo o seu e enlouqueça como eu! 🙂 Beijos!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você